Conteúdo da Notícia

Inauguradas as novas instalações do Fórum de Pindoretama

Ouvir: Inauguradas as novas instalações do Fórum de Pindoretama

09.12.09
Foram inauguradas na manhã de ontem , 3a.feira (08/12) as novas instalações do Fórum da Comarca de Pindoretama, distante 49 km de Fortaleza. A solenidade ocorrida às 10h, foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), desembargador Ernani Barreira Porto, e contou com a participação do vice-presidente do TJ/Ce, desembargador José Arísio Lopes da Costa; da diretora do Fórum da Comarca de Pindoretama, juíza Regma Aguiar Dias Janebro, e da prefeita do município, Regina Lúcia Vasconcelos Albino.
O pároco do município, padre José Airton Lima, fez a benção do novo Fórum, que é adaptado para pessoas com necessidades especiais. A obra, realizada em 10 meses, tem investimento estimado de R$ 310 mil.
A Orquestra de Sopro de Pindoretama, fundada em 1999 e que conta com 60 músicos entre crianças e adolescentes de escolas públicas, animou a inauguração. Sob a regência do maestro Arlen França, a Orquestra já se apresentou em 2002 e 2006, na Alemanha, representando o Brasil em festivais musicais.
O desembargador Ernani Barreira afirmou que as novas instalações do Fórum de Pindoretama são reflexo de uma nova concepção do Poder Judiciário do Ceará, que está imprimindo na sociedade uma nova imagem, de aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Para o desembargador, a justiça da briga tem que ser substituída pela justiça da pacificação social. ?Temos a consciência de que a sociedade não está satisfeita com o Judiciário. Sabendo disso, estamos mudando o nosso modo de trabalhar para atender ao anseios da sociedade. A Justiça cearense vive um novo tempo, da humildade e da reflexão?.
O presidente do TJ/Ce disse ainda que o Fórum deverá receber o nome do desembargador Wilton Machado Carneiro, falecido no último dia 3 de dezembro, vítima de ataque cardíaco. ?É uma homenagem ao juiz exemplar, honesto e íntegro?. O nome de Wilton Machado será submetido ao Pleno do Tribunal.
O novo Fórum abrigará a Vara Única da Comarca, salão do júri com capacidade para 64 pessoas, salas para o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), oficiais de Justiça, audiências secretas, além de arquivo e refeitório.
Também estiveram presentes à solenidade, o juiz coordenador da Coman- Coordenadoria de Cumprimento de Mandados Judiciais- do Fórum Clóvis Beviláqua, Raimundo Nonato Silva Santos; o procurador de Justiça, José Vale Albino; o vice-prefeito do município, José Vale Albino Júnior; o presidente da Câmara de Pindoretama, vereador Jorge Luís; a advogada Luzirene Gonçalves Silva, representando a Ordem dos Advogados do Brasil ? Secção Ceará (OAB/Ce); o deputado estadual Téo Menezes; além de assessores e secretários do Poder Judiciário cearense.
Fonte: TJ/Ceará