Conteúdo da Notícia

Heitor leva denúncia contra Cid ao Ministério Público

Ouvir: Heitor leva denúncia contra Cid ao Ministério Público

22.02.2011 Política
A Procuradoria Geral de Justiça do Ceará (PGJ) recebeu ontem denúncia de crime de improbidade administrativa contra o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB).
A denúncia foi protocolada pelo deputado estadual Heitor Férrer (PDT). Desde a semana passada, o parlamentar questiona o fato de o governador ter viajado aos Estados e ao Caribe, ao lado da esposa Maria Célia Habib, em jatinho do empresário Alexandre Grendene, proprietário da fábrica de calçados que leva seu nome.
A Grendene possui uma unidade de fabricação em Sobral, terra natal e berço político do governador. A empresa se instalou no Município na época em que o Estado era governado pelo irmão de Cid, Ciro Gomes (PSB). Desde então, recebe incentivos fiscais do Governo.
Questionado sobre a viagem, Cid declarou que não daria explicações, por se tratar de período no qual ele estava de férias, e que não falaria sobre sua intimidade.
O deputado apresentou esses fatos para embasar a denúncia, protocolada em ofício ao procurador dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), Benon Linhares Neto.
?Esse comportamento adotado pelo governador nos leva a temer que práticas ilícitas estejam ocorrendo?, escreve o deputado, na denúncia.
Antes de formalizar a ação na Procuradoria, Férrer havia apresentado à Assembleia Legislativa uma proposta de requerimento solicitando informações a Cid sobre sua última viagem de férias.
Na quinta-feira passada, porém, todos os demais deputados estaduais presentes, com exceção do pedetista, votaram pela desaprovação da proposta. O governador possui o apoio político da maioria folgada do Legislativo.
Na tarde de ontem, O POVO tentou contato com a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública, mas as chamadas discadas não foram atendidas. O Governo do Estado, por meio da assessoria de imprensa, informou que o governador não comentará o episódio. (Pedro Alves)
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
A denúncia de Heitor Férrer à Procuradoria Geral de Justiça não representa, ao menos por enquanto, processo judicial contra o governador. Analisando os argumentos, a PGJ pode abrir ? ou não ? uma ação na Justiça.