Conteúdo da Notícia

Grupo representativo de magistrados e servidores conclui ciclos para elaborar Plano Estratégico

Grupo representativo de magistrados e servidores conclui ciclos para elaborar Plano Estratégico

Ouvir: Grupo representativo de magistrados e servidores conclui ciclos para elaborar Plano Estratégico

O Grupo representativo de magistrados e servidores concluiu o ciclo de encontros para formulação do Plano Estratégico 2015-2020 da Justiça cearense. As últimas reuniões ocorreram na sexta-feira (31/10) e nesta segunda (03/11), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

A equipe definiu os projetos e as metas estratégicas que vão nortear as ações do Poder Judiciário para os próximos seis anos. Na tarde desta segunda-feira, estiveram presentes membros da Comissão que está trabalhando na transição para a nova administração (biênio 2015-2017) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Participaram o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, que atua como coordenador da Comissão; o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) Cléber de Castro Cruz, representando a atual chefe da Corte de Justiça eleitoral, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, eleita para presidir o TJCE nos próximos dois anos; a servidora Mônica Resende Martins, assessora do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes; e o juiz Agenor Studart Neto, representando o desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva.

“Quero agradecer aos juízes, sobretudo àqueles que se deslocaram do Interior para participar dos debates, e também aos servidores, que trouxeram contribuições importantes e inovadoras”, disse a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Comitê Estratégico.

“Cada um, com sua visão, contribuiu para a elaboração das ações necessárias para uma melhor prestação jurisdicional. O grupo levou em consideração sugestões da sociedade e do público interno que trabalha diretamente com a população, o que enriqueceu bastante os trabalhos”, disse Luana Lima, chefe do Serviço de Cálculos e integrante do Grupo Representativo.

PARTICIPAÇÃO

O Grupo Representativo é composto de 60 integrantes, entre desembargadores, juízes do Interior e da Capital e servidores das áreas administrativa e judiciária de 1º e 2º Graus.

Ao todo, foram realizados seis encontros durante as sextas-feiras do mês de outubro e na primeira segunda-feira de novembro. A primeira reunião, ocorrida no dia 3 de outubro, tratou da revisão da identidade organizacional, traduzida na missão, visão e nos valores institucionais. No dia 10, o grupo propôs três bandeiras temáticas para guiar os esforços de construção do Plano: diálogo com a sociedade, desjudicialização de conflitos e gestão eficiente e participativa. Nos demais encontros, houve a definição dos objetivos estratégicos e dos indicadores para mensurar o alcance das metas.

O material produzido pelo Grupo Representativo teve como base sugestões da sociedade e o cenário atual. A previsão é que o Plano Estratégico seja formulado até dezembro deste ano. O documento deverá ser apreciado pelo Órgão Especial do TJCE.
Os trabalhos são conduzidos pelo Comitê Estratégico, supervisionado pela desembargadora Nailde Pinheiro, e coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão do Tribunal.

Todas as informações sobre o processo de elaboração do Plano Estratégico estão disponíveis no hotsite (http://portais.tjce.jus.br/estrategia2020).