Conteúdo da Notícia

Franz Kafka e Raquel de Queiroz serão debatidos em evento literário nesta sexta-feira na Esmec

Ouvir: Franz Kafka e Raquel de Queiroz serão debatidos em evento literário nesta sexta-feira na Esmec

A literatura é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico. Em razão disso, a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) realiza, nesta sexta-feira (31/05), o evento “Literatura em movimento: a arte e a cultura na escrita”, no auditório da Instituição.

O debate sobre o tema: “O sistema penal à luz das obras de Franz Kafka”, ficará a encargo do professor do Centro Universitário UniFanor e promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará, Marcus Vinícius Amorim de Oliveira. Já a temática “O Quinze: o trágico destino de um povo assolado pela seca”, será abordada pela diretora de Cultura da Academia Cearense de Letras e presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa.

Interessados em participar deverão se inscrever por meio do formulário eletrônico. O evento é gratuito e aberto ao público. O objetivo é incentivar e fortalecer debates acerca do universo da leitura, estabelecendo paralelos entre ficção e realidade, dando destaque a aspectos político-socioculturais necessários à atuação cidadã.

SOBRE OS PALESTRANTES
Marcus Vinícius Amorim de Oliveira – Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1997. Mestre em Direito pela UFC em 2000. Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal (2012). Atualmente é promotor de Justiça do Ministério Público estadual, membro do Conselho Editorial da Revista Ministério Público & Sociedade (1806-3853), professor convidado da Escola Superior do Ministério Público do Ceará e professor da Fanor. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: investigação criminal; tribunal do júri; criminologia; direitos humanos; direitos fundamentais; sistema de justiça criminal.

Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa – Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), à qual é vinculada como professora-adjunta, mestra em Literatura Brasileira pela UFC, diretora de Cultura da Academia Cearense de Letras e presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Também integra a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, da Associação Brasileira de Bibliófilos e da Sociedade Amigas do Livro. Possui diversas publicações como: Protagonistas de Rachel de Queiroz: caminhos e descaminhos (1999); A Arte de Engolir Palavras (2001); e Pela Moldura na Janela (2011).

PROGRAMAÇÃO
Palestra: “O sistema penal à luz das obras de Franz Kafka”
Horário: 14h às 15h
Palestrante: Marcus Vinícius Amorim de Oliveira (Professor do Centro Universitário UniFanor e promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará)
Palestra: “O Quinze: o trágico destino de um povo assolado pela seca”
Horário: 15h às 16h
Palestrante: Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa (integrante da Academia Cearense de Letras, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Academia Ipuense de Letras e Sociedade Amigas do Livro)
Perguntas e debates: 16h às 17h

SERVIÇO
Evento: “Literatura em movimento: a arte e a cultura na escrita”
Data: 31 de maio
Horário: 14h às 17h
Local: Escola Superior da Magistratura do Ceará
Vagas: 300
Inscrições: clique aqui.