Conteúdo da Notícia

Fóruns de Itapajé e Russas iniciam produção de energia solar este mês

Fóruns de Itapajé e Russas iniciam produção de energia solar este mês

Ouvir: Fóruns de Itapajé e Russas iniciam produção de energia solar este mês

A responsabilidade socioambiental faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e está integrada às ações de melhorias das unidades judiciárias de todo o Estado. No final de 2019, os fóruns de Russas e Itapajé receberam, no total, 446 painéis solares que produzirão, a partir deste mês de fevereiro, energia suficiente para atender à demanda de consumo de eletricidade das duas unidades.
A iniciativa inédita no TJCE tem expectativa de gerar economia de R$ 120 mil por ano. Além disso, o uso dos painéis reduz o impacto ao meio ambiente. Foram instalados 224 painéis solares no novo Fórum de Russas, inaugurado em 18 de janeiro de 2019, e 222 no novo prédio de Itapajé, entregue oficialmente à população em 2 de dezembro de 2018.
Segundo o secretário de Administração e Infraestrutura, Moisés Costa, o Tribunal pretende, até 2024, produzir 25% de toda a energia consumida nas unidades judiciárias. “Desde o início, a atual Gestão mostrou interesse nessa tecnologia. Não só pela economia de energia, mas pela sustentabilidade, pela preocupação socioambiental e por ser uma energia limpa”, disse.

O secretário informou ainda que existe projeto para a instalação de painéis solares em outros cinco fóruns, com capacidade total de 1.000 kW pico. “Começamos em 2019, e estamos caminhando para a contratação de mais cinco fóruns, ainda sem local definido”.