Conteúdo da Notícia

Fórum realiza palestra sobre alimentação saudável na aposentadoria

Fórum realiza palestra sobre alimentação saudável na aposentadoria

Ouvir: Fórum realiza palestra sobre alimentação saudável na aposentadoria

Uma nova palestra sobre aposentadoria, destinada a servidores, ocorreu nesta terça-feira (31/10) no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. O tema “Qualidade de Vida na aposentadoria começa pela alimentação” foi explanado pela nutricionista Joana Dayse, mestranda em Nutrição e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa faz parte do projeto “Aposentadoria: um novo começo”, uma parceria entre a Diretoria do Fórum e o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A palestra mostrou a relação da nutrição saudável com a melhoria na qualidade de vida e a promoção de saúde, enfocando principalmente na faixa etária da aposentadoria, com dicas de alimentação saudável, informações sobre alimentos que evitam o aparecimento de doenças crônicas e orientações sobre planejamento dietético, com exemplos de cardápios. “Hoje em dia, a alimentação saudável está cada vez mais em alta justamente pelos benefícios que esta pode promover para a nossa saúde”, disse.
A servidora da 4ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária de Fortaleza, Rosilda Facundo, considerou muito válido discutir o assunto. “Quando a gente se aposenta, tem que buscar dar continuidade à qualidade de vida. Uma boa alimentação faz parte do nosso dia a dia e faz com que a gente chegue adiante”, opinou.
Na ocasião, a chefe da Seção de Saúde Ocupacional da Comarca de Fortaleza, Flávia Angelim, também apresentou aos participantes o Programa de Acompanhamento Funcional, que oferece consultas médicas periódicas a magistrados e servidores efetivos, em exercício, com idade a partir de 60 anos.
Segundo Flávia, o projeto possibilita o diagnóstico de como está o público, nessa faixa etária, de servidores do Poder Judiciário, em relação a doenças crônicas, licenças e afastamentos. “A partir dai, podemos direcionar um tipo de tratamento e evitar que essas doenças crônicas possam levar a um afastamento mais prolongado”, observou.
PROGRAMAÇÃO
A próxima palestra será no dia 7 de novembro, com o tema “Viva a Vida de Forma Criativa”. Além delas, servidores em via de se aposentar também participam, semanalmente, das “Oficinas de Projeto de Vida”. São encontros de reflexão e sensibilização nos quais os participantes são estimulados a elaborarem projetos de vida pessoal e profissional, traçando perspectivas para um futuro feliz, ativo e saudável.
As atividades fazem parte do Programa de Saúde do Trabalhador (Prost). O objetivo é favorecer o desenvolvimento de relações saudáveis no ambiente de trabalho e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores do Fórum e dos Juizados Especiais de Fortaleza.