Conteúdo da Notícia

Fórum promove palestra sobre conciliação e mediação para estudantes de Direito

Fórum promove palestra sobre conciliação e mediação para estudantes de Direito

Ouvir: Fórum promove palestra sobre conciliação e mediação para estudantes de Direito

O trabalho do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e as políticas de solução de conflitos foram tema de palestra proferida, nesta quarta-feira (06/05), pelo supervisor do Centro Judiciário, Helder Assunção. A iniciativa foi dirigida a 26 alunos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), que visitaram o Fórum Clóvis Beviláqua.

Helder Assunção destacou aos estudantes que “a conciliação e a mediação garantem às partes o real direito do acesso à Justiça, pois permitem o tratamento adequado do conflito”.

Após a explanação, os alunos conheceram setores do Fórum, como os de certidões, protocolo e distribuição, e assistiram a um julgamento em salão do júri. “É uma oportunidade de conhecer um pouco mais da estrutura do Judiciário cearense e sobre uma ferramenta tão importante que é a conciliação na resolução dos conflitos”, disse o aluno do 2º semestre, John Gomes.

As visitas guiadas ocorrem, geralmente, a cada quinzena, sempre com um palestrante convidado. Promovidas pelo Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum, elas são destinadas a estudantes de ensino médio e superior.

A iniciativa faz parte do projeto “Fórum mais próximo da sociedade”, que visa aproximar a sociedade do Poder Judiciário.

TJCE

Alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati visitaram, nesta quarta-feira (06/05), as instalações do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Os 34 estudantes do 8º e 9º ano conheceram o funcionamento do Poder Judiciário através de uma visita guiada. A atividade faz parte do programa “Justiça e Cidadania”.