Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua recepciona alunos do Colégio Batista

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua recepciona alunos do Colégio Batista

O Fórum Clóvis Beviláqua receberá na tarde desta quinta-feira, às 13 horas, a visita dos alunos do 3º ano do ensino médio do colégio Batista. Os estudantes irão conhecer os principais setores do Fórum e receber orientação vocacional sobre o trabalho do Judiciário. A visita faz parte do projeto “Fórum mais próximo da sociedade”, que tem o objetivo de difundir a função social do Judiciário, destacando as particularidades da Justiça de 1ª Instância.
O projeto é coordenado pelo Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum, que fica responsável pela organização, planejamento e assistência aos estudantes de escolas e universidades de Fortaleza que visitam o Fórum.
Os alunos do Colégio Batista serão recepcionados pela chefe do CTI, Adriana Albano, assistirão a um vídeo institucional sobre o Judiciário e, em seguida, receberão orientação vocacional com o diretor de secretaria da 11ª Vara Criminal, Antônio Carlos Largura Filho. Ele fará explanações sobre o curso de Direito, carreiras jurídicas, explicando, inclusive, a composição dos cargos da Justiça Estadual.
O juiz auxiliar da Diretoria do Fórum, Clécio Aguiar de Magalhães, que também é titular da 14ª Vara de Família, falará sobre o papel e as garantias constitucionais conferidas à magistratura.
O próximo passo será uma visita aos diversos setores da primeira instância, desde a Distribuição, passando pelas Varas de Família, Varas Cíveis, da Fazenda Pública, Central de Conciliação até Diretoria do Fórum. Os alunos terão a oportunidade de conhecer também as Varas Criminais e os salões do Júri, onde são julgados os réus que cometem crimes dolosos contra a vida.
Segundo a chefe do CTI, Adriana Albano, além de vivenciarem na prática as atividades do Judiciário, os estudantes terão direito a certificado pelo mini-curso de orientação vocacional.
O grupo de alunos será conduzido pela coordenadora de Ensino Médio do Colégio Batista, Diana Mary Holanda, e pela orientadora vocacional da escola, Luana Carneiro. ? Nem todas as empresas dão essa oportunidade que o Fórum oferece. Esse é um momento valioso para os estudantes porque facilita a escolha profissional?, ressalta Luana.