Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua aumenta em 67%  finalização de cálculos nos processos judiciais

Fórum Clóvis Beviláqua aumenta em 67% finalização de cálculos nos processos judiciais

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua aumenta em 67% finalização de cálculos nos processos judiciais

A Seção de Contadoria do Fórum Clóvis Beviláqua registrou, no período de 90 dias, aumento de 67% na finalização dos cálculos necessários aos processos judiciais da Capital. No mês de abril, o setor concluiu cálculos em 88 processos e, em julho, o número subiu para 147 ações.

Mensalmente, a quantidade de processos com cálculos finalizados também vem superando, de forma crescente, a dos que chegam à seção com essa finalidade. E isso vem ocorrendo mesmo diante do aumento contínuo do número de ações que dão entrada na Contadoria.

Em maio, entraram 71 processos para serem calculados e saíram 90 com o procedimento realizado. Em junho, os dados de saída (122 processos) também superaram os de entrada (99 ações). A diferença aumentou ainda mais em julho, quando foram calculadas 147 ações contra as 115 que deram entrada na seção.

A economista Márcia Unias de Viveiros, que assumiu a chefia da seção no início de maio, ressaltou a importância dos resultados para uma prestação jurisdicional mais célere. “A demora em finalizar os cálculos ocasiona prejuízos às partes e contribui para aumentar o índice de congestionamento da Comarca de Fortaleza”, explicou.

De acordo com a economista, o aumento da produtividade se deve principalmente ao empenho da equipe, que passou por uma redistribuição de responsabilidades para evitar o acúmulo de trabalho.

Foram implementadas outras ações para reorganizar as atividades. Os processos passaram a ter os valores calculados seguindo a ordem cronológica em que chegam à seção. Além disso, os dados sobre entrada, saída e conferência de processos foram disponibilizados em uma única planilha eletrônica.

A Seção de Contadoria foi criada pelo Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Ceará (Lei nº 12.342/94). De acordo com artigo 383, compete à Contadoria “elaborar cálculos determinados pelo juiz em processos em andamento ou em fase de liquidação de sentença”.