Conteúdo da Notícia

Filha de vítima fatal de acidente ganha na Justiça ação contra empresa de ônibus

Filha de vítima fatal de acidente ganha na Justiça ação contra empresa de ônibus

Ouvir: Filha de vítima fatal de acidente ganha na Justiça ação contra empresa de ônibus

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) julgou, na sessão desta terça-feira (05/06), 31 processos, sendo 31 da pauta e cinco extrapauta. A maioria das ações é referente a recursos de apelação cível, embargos de declaração e agravos de instrumento.

Em um dos casos, a Auto Viação Três Amigos S/A foi condenada a pagar R$ 25 mil para I.M.F.V., cujo pai faleceu em decorrência de acidente de trânsito causado por motorista de ônibus da referida empresa. O atropelamento ocorreu na avenida Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro.

Conforme os autos, a filha da vítima ajuizou ação de indenização por danos morais alegando que o veículo transitava com velocidade superior ao permitido para o local.

Em 2005, o Juízo da 1ª Vara da Comarca de Maranguape, domicílio da família, julgou o pedido improcedente por considerar que a vítima ingressou, inadvertidamente, na pista em momento inadequado. Objetivando modificar a decisão, I.M.F.V. entrou com apelação (nº 0006796-02.2000.8.06.0119) no TJCE. Sustentou culpa exclusiva do condutor, que agiu com imperícia ao não respeitar as leis de trânsito.

Ao julgar o recurso, a 7ª Câmara acompanhou o voto do relator, desembargador Durval Aires Filho. “Restou nítida a prova da culpa concorrente entre o preposto da empresa e a vítima. Houve falta de cuidado na travessia da via, mas também o descuido do motorista, que conduziu o veículo sem a devida atenção e perícia necessária”.

Com esse entendimento, o órgão julgador reformou a sentença e condenou a empresa de ônibus a pagar R$ 25 mil, devidamente corrigidos.