Conteúdo da Notícia

Exposição em comemoração aos 160 anos de Clóvis Beviláqua começa nesta sexta-feira

Exposição em comemoração aos 160 anos de Clóvis Beviláqua começa nesta sexta-feira

Ouvir: Exposição em comemoração aos 160 anos de Clóvis Beviláqua começa nesta sexta-feira

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Coordenadoria do Memorial do Poder Judiciário, convida a sociedade para abertura da exposição em comemoração aos 160 anos de Clóvis Beviláqua, às 19h desta sexta-feira (04/10), no Shopping Rio Mar Fortaleza, em frente à Livraria Leitura. A mostra ficará no local nos dias 5 e 6 de outubro.
Serão expostos objetos históricos do acervo pessoal do jurista (livros, fotografias, cartas e outros documentos). Todo esse material está sendo cedido pelo Memorial do Poder Judiciário, que fica localizado no Palácio da Justiça, bairro Cambeba, em Fortaleza.
QUEM FOI CLÓVIS BEVILÁQUA
Clóvis Beviláqua nasceu no Ceará, em 4 de outubro de 1859, na cidade de Viçosa do Ceará. Foi escritor, filósofo, jornalista, sociólogo e jurista. Dominava várias línguas estrangeiras, destacando-se entre elas o alemão, italiano, francês e inglês. Sua maior contribuição foi o projeto do Código Civil Brasileiro de 1916.
O jurista ocupou o cargo de deputado e presidiu o Congresso Constituinte da Câmara dos Deputados do Ceará em 1891 e foi escolhido como membro-fundador da Academia Brasileira de Letras em 1897. Foi nomeado como consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores de 1906 a 1934. Integrou o Comitê de Juristas do Conselho da Sociedade das Nações, em 1920, contribuindo para o projeto final da Corte Permanente de Justiça Internacional.
Faleceu aos 84 anos, quando trabalhava em sua casa no Rio de Janeiro.