Conteúdo da Notícia

Exposição de imagens da Flora do Ceará abre programação da Semana do Meio Ambiente no Fórum

Publicado em: 05-06-2019

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06), o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) iniciou a “Exposição Flora do Ceará – Plantas Nativas do Ceará”, em parceria com o Movimento Pró-Árvore. A exibição conta com 45 imagens de espécies vegetais cearenses fotografadas em seus ambientes naturais. As imagens permanecem expostas durante todo o mês de junho, próximo ao hall da entrada principal do Fórum.

Na ocasião, a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo, disse que a iniciativa é importante para “chamar a atenção das pessoas em relação aos nossos recursos naturais e também para promover atos de sustentabilidade e de consciência cidadã em relação à questão ambiental”.

“É uma satisfação ver o quão bonito ficou essa mostra, que foi fruto de um esforço da nossa esquipe do Fórum, do Movimento Pró-Árvore e com o apoio do Tribunal de Justiça”, destacou a magistrada. Ela ainda revelou que os expositores das fotografias eram anteriormente utilizados para a guarda de armas apreendidas. Os equipamentos foram remodelados e “hoje expõem fotos lindas da nossa natureza. É uma forma de mostrar a capacidade de reutilizar os objetos, dando um maior valor a eles”.

O autor das imagens é o servidor do Poder Judiciário Antônio Sérgio Farias Castro. Formado em Agronomia, com especialidade em Botânica, ele realiza, desde 1994, viagens exploratórias de coleta e fotografia ao Interior do Estado, pesquisando plantas nativas.

O servidor explicou que as imagens mostram a vegetação pertencente aos três ambientes naturais do Estado, litoral, sertão e serra, e que o objetivo da iniciativa é “propagar o conhecimento como forma de apropriação e defesa da natureza”.

Para a professora universitária e integrante do Movimento Pró-Árvore, Bilica Leo, a exposição é importante porque permite ao público conhecer mais sobre a flora cearense. “É uma ótima oportunidade de mostrar a beleza e o conhecimento do que são essas espécies, trazendo a ideia da importância do que é nosso, para poder conhecer e para preservar”, declarou.

Até a próxima sexta-feira (07), o Fórum Clóvis Beviláqua promoverá uma programação especial voltada ao tema Meio Ambiente. Nesse período será realizada a Mesa de Sementes, Roda de Conversa sobre a Flora do Ceará e a palestra Justiça Climática. A ideia é sensibilizar magistrados, servidores e o público em geral sobre a necessidade e a importância de garantirmos o equilíbrio dos ecossistemas.

PROGRAMAÇÃO
06/06 – Quinta-feira
10h – Mesa de sementes
(pátio térreo próximo ao hall da entrada principal)
15h – Roda de conversa – Tema: Flora do Ceará
(pátio térreo próximo ao hall da entrada principal)

07/06 – Sexta-feira
11h – Palestra: “Justiça Climática” – Prof. Dr. Alexandre Araújo Costa
(Auditório Agenor Studart)