Conteúdo da Notícia

Exposição de imagens da Flora do Ceará abre programação da Semana do Meio Ambiente no Fórum

Exposição de imagens da Flora do Ceará abre programação da Semana do Meio Ambiente no Fórum

Ouvir: Exposição de imagens da Flora do Ceará abre programação da Semana do Meio Ambiente no Fórum

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06), o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) iniciou a “Exposição Flora do Ceará – Plantas Nativas do Ceará”, em parceria com o Movimento Pró-Árvore. A exibição conta com 45 imagens de espécies vegetais cearenses fotografadas em seus ambientes naturais. As imagens permanecem expostas durante todo o mês de junho, próximo ao hall da entrada principal do Fórum.
Na ocasião, a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo, disse que a iniciativa é importante para “chamar a atenção das pessoas em relação aos nossos recursos naturais e também para promover atos de sustentabilidade e de consciência cidadã em relação à questão ambiental”.
“É uma satisfação ver o quão bonito ficou essa mostra, que foi fruto de um esforço da nossa esquipe do Fórum, do Movimento Pró-Árvore e com o apoio do Tribunal de Justiça”, destacou a magistrada. Ela ainda revelou que os expositores das fotografias eram anteriormente utilizados para a guarda de armas apreendidas. Os equipamentos foram remodelados e “hoje expõem fotos lindas da nossa natureza. É uma forma de mostrar a capacidade de reutilizar os objetos, dando um maior valor a eles”.
O autor das imagens é o servidor do Poder Judiciário Antônio Sérgio Farias Castro. Formado em Agronomia, com especialidade em Botânica, ele realiza, desde 1994, viagens exploratórias de coleta e fotografia ao Interior do Estado, pesquisando plantas nativas.
O servidor explicou que as imagens mostram a vegetação pertencente aos três ambientes naturais do Estado, litoral, sertão e serra, e que o objetivo da iniciativa é “propagar o conhecimento como forma de apropriação e defesa da natureza”.
Para a professora universitária e integrante do Movimento Pró-Árvore, Bilica Leo, a exposição é importante porque permite ao público conhecer mais sobre a flora cearense. “É uma ótima oportunidade de mostrar a beleza e o conhecimento do que são essas espécies, trazendo a ideia da importância do que é nosso, para poder conhecer e para preservar”, declarou.
Até a próxima sexta-feira (07), o Fórum Clóvis Beviláqua promoverá uma programação especial voltada ao tema Meio Ambiente. Nesse período será realizada a Mesa de Sementes, Roda de Conversa sobre a Flora do Ceará e a palestra Justiça Climática. A ideia é sensibilizar magistrados, servidores e o público em geral sobre a necessidade e a importância de garantirmos o equilíbrio dos ecossistemas.

PROGRAMAÇÃO
06/06 – Quinta-feira
10h – Mesa de sementes
(pátio térreo próximo ao hall da entrada principal)
15h – Roda de conversa – Tema: Flora do Ceará
(pátio térreo próximo ao hall da entrada principal)
07/06 – Sexta-feira
11h – Palestra: “Justiça Climática” – Prof. Dr. Alexandre Araújo Costa
(Auditório Agenor Studart)