Conteúdo da Notícia

Exames gratuitos de DNA dão suporte à campanha “Diga sim ao seu filho”

Exames gratuitos de DNA dão suporte à campanha “Diga sim ao seu filho”

Ouvir: Exames gratuitos de DNA dão suporte à campanha “Diga sim ao seu filho”

A semana que antecede o Dia dos Pais será marcada pela oportunidade de realização de exames de DNA por aqueles que tiverem dúvidas quanto à paternidade de seus filhos. A 2ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua promove, entre os dias 3 e 6 de agosto, das 13 às 17h, a 2ª edição da Campanha ?Diga sim ao seu filho?.
O evento é organizado pelo juiz Francisco Bezerra Cavalcante, titular da 2ª Vara de Família, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.
A campanha busca conciliar divergências familiares e facilitar o acesso à Justiça e, nesta edição, contará com a parceria do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) que fará os exames de DNA, diferentemente da 1ª campanha que contou com a presença de um laboratório particular.
Com a inovação, os processos ganharão maior agilidade e as partes serão beneficiadas, já que não precisarão pagar pelo teste, que custa, em média, R$ 330,00 nos laboratórios privados. A investigação de paternidade poderá ser feita não apenas pelas partes dos processos agendados para o período, mas também por quem tiver interesse de reconhecer o filho. Basta comparecer à 2ª Vara de Família juntamente com a criança.
Foram agendadas 100 audiências para esta 2ª edição da campanha, numa média de 25 processos por dia. Segundo o juiz Francisco Bezerra Cavalcante, a expectativa é a melhor possível, tendo em vista, que o 1º mutirão de investigação de paternidade registrou 70% de êxito. ?Por ser a primeira vez que um laboratório público participa de uma campanha como esta, espera-se obter um resultado de 100% no número de acordos,? acrescentou Bezerra.