Conteúdo da Notícia

Esmec promoverá primeiro curso de Formação de Formadores do país na modalidade EaD

Publicado em: 24-07-2020

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) promoverá a partir do dia 10 de agosto o curso “Formação de Formadores – Nível 1 – Módulo 1” na modalidade Educação à Distância (EaD). Será a primeira capacitação desse conteúdo no Brasil, credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), na modalidade.

A capacitação é voltada para magistrados e servidores para atuarem como formadores de cursos. A intenção é qualificar os educandos na formação e aperfeiçoamento de seus pares, com foco no desenvolvimento das competências, a partir da estruturação dos elementos do processo de ensinagem.

O curso, que é realizado periodicamente de forma presencial, foi idealizado também para o sistema EaD em virtude da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, a Escola optou por utilizar o ambiente virtual para a realização de capacitação. O projeto será o primeiro no país a adotar essa modalidade. Para o coordenador da Esmec, juiz Ângelo Vettorazzi, a Escola “compreende que a formação de formadores é essencial para um constante aprimoramento do processo de ensino aprendizagem”.

Rosângela Evangelista, coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento da Escola, revela que desenvolveu o projeto e, após receber aprovação do coordenador Ângelo Vettorazzi, submeteu para a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que aprovou a iniciativa.

A Enfam é o órgão oficial de formação de magistrados brasileiros. A instituição é responsável por regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos para ingresso, vitaliciamento e promoção na carreira.

A capacitação terá carga horária de 24h/a. As aulas ocorrerão entre os dias 10 e 31 de agosto e serão ministradas pelas formadoras Liliane Campos e Rosângela Evangelista, com a co-docência do coordenador, juiz Ângelo Vettorazzi. A Esmec tem como diretor o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.

INSCRIÇÕES
As inscrições seguem até o dia 30 de julho e devem ser realizadas através de formulário eletrônico disponível na página da Esmec. Podem se inscrever magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado e professores credenciados da Esmec que atuam como docentes e ainda não têm a formação.