Conteúdo da Notícia

Esmec promoverá curso de Administração Judiciária para cumprir a Meta 8 do CNJ

Ouvir: Esmec promoverá curso de Administração Judiciária para cumprir a Meta 8 do CNJ

19.08.10
A Escola de Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) está recebendo inscrições para o Curso de Administração Judiciária, destinado a desembargadores e juízes da capital e de comarcas do interior do estado. O treinamento começa na primeira quinzena de setembro e objetiva dar cumprimento à Meta nº 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A referida meta determina a promoção, por parte dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, de cursos de capacitação em administração judiciária, com o mínimo de 40 horas, para 50% dos magistrados, priorizando-se o ensino a distância.
O curso, na modalidade Educação a Distância, será ministrado em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e CNJ, que arcará integralmente com todos os custos.
O treinamento será dividido em dois módulos: Administração Judiciária, no módulo I, envolvendo planejamento estratégico e gestão estratégica do cartório e gestão de processos. O módulo I terá duração de 20 horas/aula. O módulo II, também com duração de 20 horas, abordará o tema ?Gestão de Pessoas?.
Serão 40 horas/aulas nos dois módulos, com duração de 25 a 30 dias. Não haverá provas e será utilizado o processo de construção do conhecimento, onde o próprio aluno verifica se necessita ler mais sobre o tema.
O CNJ e a Enfam concederão certificados aos participantes, em formato digital, válido para fins de promoção pelo critério de merecimento. O material didático será disponibilizado na internet e poderá ser acessado nos horários de conveniência do participante, dentro do período estimado para a sua finalização, de aproximadamente 30 dias.
Não haverá curso presencial e nem transmissão de vídeo ou videoconferência em tempo real. O CNJ disponibilizará, para cada Tribunal, o equivalente a 50% de vagas para magistrados de 1ª e de 2ª Instância.
Fonte: TJ/Ceará