Conteúdo da Notícia

Escola da Magistratura programa palestras para incentivar leitura e manifestações artísticas

Escola da Magistratura programa palestras para incentivar leitura e manifestações artísticas

Ouvir: Escola da Magistratura programa palestras para incentivar leitura e manifestações artísticas

Para incentivar a construção do conhecimento por meio da difusão do livro, da informação e das várias formas de manifestações artísticas e culturais, a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) realizará duas palestras na Semana do Livro e da Biblioteca, comemorado de 23 a 29 de outubro.
O evento será aberto ao público e ocorrerá no dia 25 de outubro, a partir das 9h, no auditório da Esmec, e abordarão a relevância da informação e das manifestações culturais para a desenvolvimento social. A iniciativa é da Biblioteca Juiz Roberto Jorge Feitosa de Carvalho da Esmec, em parceria com a Biblioteca Desembargador Jaime de Alencar Araripe do Tribunal de Justiça do Ceará.
A palestra “Biblioterapia: o livro como recurso terapêutico” será ministrada pela bibliotecária do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Rejane Albuquerque, que apresentará a definição da biblioterapia, formas de atuação e sua importância social. A outra, “Literatura de Cordel: tradição em versos”, ficará a cargo do cordelista Paiva Neves, pedagogo e fundador da Associação dos Poetas e Escritores de Maracanaú, o qual explicará sobre os pilares do Cordel e seu reconhecimento como patrimônio cultural nacional.
Participantes terão direito a certificado, correspondente a 2 h/a, emitido pela Esmec. Interessados podem fazer a inscrição através do formulário eletrônico.
PROGRAMAÇÃO
Data: 25 de outubro de 2019
9 h – 10 h: “Biblioterapia: o livro como recurso terapêutico”
Palestrante: Rejane Maria Façanha de Albuquerque
Bibliotecária do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região, bacharel em Biblioteconomia (UFC) e Ciências Sociais (UECE), especialista em Direito e Processo do Trabalho (UniAteneu) e Psicanálise (UNICE).
10 h – 11 h: “Literatura de Cordel: tradição popular em versos”
Palestrante: Francisco Paiva das Neves
Poeta, cordelista e editor, graduado em Pedagogia, sócio fundador da Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú (SOPOEMA) e membro da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE).