Conteúdo da Notícia

Entrega de termos de adoção no Fórum marca o início de nova vida para 52 famílias

Entrega de termos de adoção no Fórum marca o início de nova vida para 52 famílias

Ouvir: Entrega de termos de adoção no Fórum marca o início de nova vida para 52 famílias

Pais e mães que estiveram no Fórum Clóvis Beviláqua nesta sexta-feira (11/10) para receber documento que permite fazer o registro de nascimento em cartório saíram satisfeitos. A entrega dos 52 mandados de termos de adoção, realizada pela 3ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, foi a maior já feita de uma única vez.
“Meu sentimento é de absoluta felicidade”, declarou a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça do Ceará (Cejai/TJCE), durante a solenidade. “Agradeço a todos e a todas que aqui estão, porque hoje é um dia de realização plena, é um dia de concretizar o amor.”
A juíza Alda Holanda, da 3ª Vara, relembrou a primeira solenidade que realizou, em 2014. “Foram entregues seis adoções na sala de audiência. Hoje, temos 49 do mês passado e três deste mês, totalizando 52. Um recorde para a unidade”, disse. Ela acrescentou ainda que, “tenho muita alegria e satisfação por vocês abraçarem essa causa.”
A juíza Ana Cristina Esmeraldo, diretora do Fórum, ressaltou que a grande quantidade de mandados de adoção foi resultado de medidas implantadas pela Gestão para acelerar os trâmites processuais, bem como as parcerias feitas pelo Judiciário. Ao todo, em 2019, já foram proferidas 102 sentenças procedentes em processos de adoção.
Em junho deste ano, o TJCE firmou convênio com a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado que cederam 19 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, para atuarem nos setores de adoção do FCB. Além disso, a nova Gestão do Tribunal, Fórum e Coordenação das Varas da Infância e Juventude implementou novas rotinas de trabalho, incluiu novo índice de Gratificação por Alcance de Metas (GAM), entre outras medidas.

“A partir de agora eles passam a ser nossos filhos de fato e de direito”, afirmou Vladimir Ayres que, junto com a esposa, adotaram um casal de irmãos. “Quando nos inscrevemos, tínhamos a ideia de adotar apenas uma criança e ao longo do processo mudamos. Hoje, graças a Deus, temos os dois.”
Neusa de Sousa Mendes, que adotou duas irmãs, declarou estar muito feliz e agradeceu à equipe da 3ª Vara da Infância pelo empenho no processo de adoção. “Eu não esperava que fosse tão rápido, desde o início até hoje foi apenas um ano. Quando me inscrevi deixei um perfil bem amplo e fui agraciada com minhas filhas”.

Ainda durante a cerimônia, junto com os mandados de adoção, foram entregues animais de pelúcia para simbolizar o afeto e o marco inicial de uma nova história na vida das famílias. A iniciativa foi em comemoração ao mês da criança e foi resultado da doação de servidores, promotores e juízes.
CEARÁ PACÍFICO
Durante reunião do Ceará Pacífico, realizado nesta sexta-feira (11/10), no Palácio da Abolição, a secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, Socorro França, parabenizou setores e instituições envolvidas com adoção pela quantidade de mandados entregues. “Eu nunca vi isso antes. Quero parabenizar e dizer que efetivamente estamos juntos. Que é possível.”
Na ocasião, o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, destacou a parceria entre Judiciário, Governo estadual e Prefeitura, para o crescimento do número de adoções “Isso também contribuiu para agilizar os trâmites dos processos e em decorrência o aumento da produtividade.”