Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: participantes preferem enviar imposto de renda com antecedência

Enquete TJCE: participantes preferem enviar imposto de renda com antecedência

Ouvir: Enquete TJCE: participantes preferem enviar imposto de renda com antecedência

Nos meses de março e abril, os contribuintes de todo o País devem estar preparados para realizar o envio da declaração do imposto de renda relativa aos rendimentos obtidos em 2015. Durante essa semana, uma enquete no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) questionou como os participantes procedem nesse período. Ao final, 48% responderam que procuram enviar com antecedência a declaração.
Outros 32% costumam contratar um profissional especialista para fazer a contabilidade correta e enviar a declaração. Apenas 20% deixam o envio para a última hora. Sessenta usuários participaram da enquete.
Este ano, é obrigado a declarar Imposto de Renda o brasileiro que, durante o ano passado, morava no País e que recebeu mais de R$ 28.123,91 de renda tributável no ano. Estrangeiro que estava morando ou trabalhando no Brasil em 31 de dezembro de 2015 também precisa declarar.
Se o contribuinte que tiver obrigatoriedade de declaração entregar depois do prazo ou se não declarar, poderá pagar multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, ou uma multa mínima de R$ 165,74.
A declaração poderá ser entregue pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet). O prazo se encerra em 29 de abril.