Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 77% dos participantes priorizam a separação de lixo orgânico e reciclável

Enquete TJCE: 77% dos participantes priorizam a separação de lixo orgânico e reciclável

Ouvir: Enquete TJCE: 77% dos participantes priorizam a separação de lixo orgânico e reciclável

A enquete mais recente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) abordou o tema “Que cuidados você pode tomar para ajudar a diminuir o volume de lixo na cidade?”
Dos 70 participantes, 77% disseram que priorizam a separação do lixo orgânico e reciclável. Já 11%, informaram que optam pelo planejamento das compras por produtos a granel ou que possuam refil. O restante afirmou que evita embalagens plásticas, substituindo-as por vidros.
Redução do lixo
Chamamos de lixo todos os resíduos gerados pelas atividades humanas, que são considerados sem utilidade e que entraram em desuso. Ele é um fenômeno exclusivamente humano. Não podemos acabar com a produção, mas podemos reduzir o desperdício.
Diminuir a quantidade de lixo é reduzir a produção dele. Nesse sentido, podemos colaborar com o meio ambiente utilizando materiais fabricados de forma diferente ou prolongando o tempo de vida útil do produto.
Segundo a Diretoria de Fiscalização (Difis) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), já foi ultrapassada a marca de 14.300 ocorrências atendidas, em cinco anos e meio de existência do setor. O número corresponde a 82% de toda a demanda de denúncias, processos judiciais e do Ministério Público, gestão de material de origem florestal e recursos faunísticos, entre outros. Nesse período, a autarquia foi provocada a agir em 17.379 situações.
Para fazer denúncias de maus tratos ao meio ambiente ligue para Disque Natureza, serviço que funciona através do número 0800-275-2233, em dias úteis e no horário de 8h às 12h e de 13h às 15h.