Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 45% dos entrevistados estão com cartão de vacinação em dia

Enquete TJCE: 45% dos entrevistados estão com cartão de vacinação em dia

Ouvir: Enquete TJCE: 45% dos entrevistados estão com cartão de vacinação em dia

Em todo o país, milhares de pessoas estão tomando a vacina contra a febre amarela. Pensando nisso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os internautas estão em dia com o cartão de vacinação.
Com resultado equilibrado, 45% (49 votos) dos entrevistados responderam que sim, pois preferem se prevenir. Outros 34% (37 votos) alegaram que só tomam vacinas em épocas de epidemia. Já 22% (24 votos) afirmaram que nunca tomam. Ao todo, 110 pessoas participaram.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por vírus que vivem em mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre, quando há transmissão em área rural ou de floresta, e urbano.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da enfermidade. Os sintomas iniciais incluem o início súbito de febre, dor de cabeça intensa, calafrios, dores nas costas e no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
O Ministério da Saúde recomenda que, após a identificação de alguns desses sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.
Já está disponível, no Portal do TJCE, a nova enquete: No Brasil, algumas festas de carnaval são custeadas pelos cofres públicos. Neste ano, contudo, alguns municípios optaram por não promover esses eventos. Você concorda?