Conteúdo da Notícia

Encontro discute interação

Ouvir: Encontro discute interação

Política Pág. 21 03.12.2009
Foi aberta ontem a 3ª Reunião Preparatória da XV Cúpula Judicial Ibero-Americana. Até amanhã, representantes de 23 países colocam em debate a modernização do Judiciário e a interação do Poder com a sociedade e com os meios de comunicação.
“Nós aqui estabelecemos os pontos que são prioritários, do interesse comum a todos os 23 países, e esses estudos serão aprofundados na assembleia geral que será realizada nos dias 28 a 30 de abril do próximo ano em Montevidéu (Uruguai) e aí serão estabelecidas regras que serão efetivamente adotada por todos os tribunais“, afirmou o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) brasileiro, ministro Cesar Asfor Rocha.
Segundo o ministro, está sendo estudada a possibilidade de criar um canal de comunicação para integrar os tribunais dos 23 países participantes da Cúpula. Também serão discutidos critérios para a formulação de um código de ética comum a todos os magistrados e meios de dar mais transparência ao Judiciário.
Além do presidente do STJ, participaram ontem da solenidade de abertura da Reunião o ministro Jorge Chediak, da Suprema Corte de Justiça do Uruguai, Miguel Carmona, vogal do Conselho Geral do Judiciário espanhol, e o secretário de Turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia.
O encontro pretende consolidar projetos desenvolvidos ao longo de dois anos de negociações deliberadas nas reuniões realizadas anteriormente no Peru e na República Dominicana. (GB)