Conteúdo da Notícia

Encontro destaca boas práticas e prepara gestores de unidades judiciárias para as metas e desafios da Justiça na era digital

Ouvir: Encontro destaca boas práticas e prepara gestores de unidades judiciárias para as metas e desafios da Justiça na era digital

O segundo dia da semana comemorativa dos 150 anos de história do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que aconteceu nesta quinta-feira (01/02), foi destinado a oficiais de gabinete de desembargadores e diretores de secretaria da Capital e do Interior. O evento teve como objetivo celebrar a memória da instituição e promover a valorização e integração dos profissionais que auxiliam na construção dessa trajetória.

O presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, iniciou o encontro agradecendo o esforço de todos. “Muito feliz de estar aqui comemorando os nossos 150 anos. Ontem nós completamos um ano de gestão, fizemos uma avaliação de toda a equipe e ficamos muito felizes, porque a gente conseguiu alcançar muitas metas, mais do que a gente imaginava. E reconheço as dificuldades que cada um de vocês tem, agradeço e demonstro a satisfação da Administração com o trabalho de todos. Também peço que continuem na mesma caminhada, porque o Tribunal precisa muito de vocês.”

Em seguida, foram entregues notebooks aos diretores de secretaria, para dar suporte à realização dos trabalhos. A diretora da 3ª Vara Empresarial de Recuperação e Falência, Simone Tavares Paula, e o diretor da Vara Única da Comarca de Jucás, Ramon Cavalcanti e Silva, receberam os equipamentos das mãos do presidente do TJCE. “Sou muito feliz. Quero agradecer ao presidente pelo investimento que ele está fazendo, principalmente com o pessoal do Interior que tem condições mais precárias. É um reconhecimento aos servidores e com certeza estão todos compartilhando esse sentimento de alegria, de ver que o Tribunal reconhece o nosso valor”, ressaltou Ramon.

No encontro foram compartilhadas informações e indicações relacionadas aos procedimentos que devem ser seguidos pelas unidades judiciárias, visando promover celeridade e qualidade na prestação dos serviços. A programação contou também com diversas apresentações sobre práticas de gestão, além de orientações para o alcance de metas e resultados.

O secretário-geral da Área Judiciária, Nilsiton Aragão, deu orientações direcionadas ao 1º Grau, e a diretora do Núcleo da Qualidade da Informação, Michelle Matos, abordou as boas práticas de gestão judiciária alinhadas ao Prêmio CNJ de Qualidade. A magistrada da 7ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza, Raquel Otoch, apresentou boas práticas do Programa “+ Gestão”.

 

A diretora de secretaria do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, Edilene Viana, foi uma das participantes e aproveitou muito o evento. Ela afirma que gostaria de mais encontros como este. “É de grande importância reunir servidores de todos os setores com regularidade, para que informações importantes sejam repassadas de maneira generalizada e padronizadas para todos e todas, principalmente para gestores, que conhecem a realidade das Varas profundamente e estão à frente da mobilização das equipes para atingimento de metas e prestação jurisdicional de excelência”, explica.

Ainda foram abordados os temas custas judiciais, gestão de movimentação processual, expansão do PJe e cultura de inovação. Os resultados do Poder Judiciário em 2023 foram apresentados pela secretária de Planejamento do TJCE, Rafaella Lopes, que ressaltou o aumento de julgamentos e a redução do acervo processual, em relação ao ano anterior.