Conteúdo da Notícia

Encontro da Presidente do TJCE com servidores do Palácio da Justiça é marcado por mensagens de união e solidariedade

Ouvir: Encontro da Presidente do TJCE com servidores do Palácio da Justiça é marcado por mensagens de união e solidariedade

Passados dez dias do incêndio que atingiu o Palácio da Justiça, no Centro Administrativo do Cambeba, o sentimento que prevalece na instituição, além da tristeza pelas perdas materiais, é o espírito de união e de disposição para superar esse momento desafiador e manter o Judiciário cearense cada vez mais forte. Foi esse o tom do encontro entre a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e os colaboradores que atuam nas unidades localizadas no prédio, ocorrido na tarde desta quinta-feira (16/09).

Realizado em formato híbrido, o encontro reuniu cerca de 250 colaboradores, que acompanharam a fala da presidente tanto de forma presencial, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), quanto por meio online. A presidente compartilhou todas as providências que estão sendo tomadas pela Administração e falou, com emoção, dos sentimentos que teve desde o momento em que recebeu a notícia do incêndio até as ocasiões em que vem, diariamente, acompanhando os trabalhos no local. “Esse momento vai ser marcante nas nossas vidas. Nós construímos nossa história naquele prédio, mas sabemos que a Justiça não é representada apenas pelos prédios, mas principalmente por sua composição, por todos aqueles que a integram e que hoje formam aqui essa grande plateia”, afirmou.

Ela ressaltou que as perdas materiais são recuperáveis e há muito o que agradecer, por não ter havido nenhuma vítima. Disse ainda que o projeto da gestão não sofrerá qualquer quebra e pediu a colaboração de todos para mostrar à sociedade cearense que a Justiça está empenhada em oferecer seus serviços com excelência.

O superintendente administrativo do TJCE, Sérgio Mendes, ressaltou que a instituição tem se mostrado resiliente e firme na sua missão de prestar um serviço público de qualidade. “Nosso maior patrimônio são as pessoas que constroem a instituição. Tenho orgulho de fazer parte desse corpo de servidores que permitiu que a instituição não parasse nem por um segundo, nem durante a pandemia nem em um momento difícil como esse”, disse.

Ele explicou que os trabalhos agora estão ocorrendo em três frentes, sendo uma delas o projeto de recuperação do prédio, que ainda depende da finalização de laudo e relatório técnico; a retirada dos bens e equipamentos que foram preservados, trabalho que precisa ser feito com muito cuidado e segurança; e avaliação de instalações provisórias para os serviços que funcionam na unidade. “Estamos avaliando todas as possibilidades para que tenhamos instalações adequadas, seguindo os critérios técnicos e observando o tempo necessário para adequar o espaço e a relação custo x benefício”.

O secretário de Administração e Infraestrutura, Pedro Ítalo Sampaio Girão, também ressaltou o trabalho da equipe técnica que, desde o início, vem atuando com muito junto ao Corpo de Bombeiros. Ele explicou que em breve será divulgado um calendário para a retirada dos bens que foram preservados. Na ocasião, será facultado a cada setor designar um responsável para ir ao local e avaliar a necessidade de retirada de algum item pessoal, que não seja patrimônio do TJCE. “Esse é um trabalho que não é rápido, pois precisa de todo cuidado, de equipamentos de proteção, pois os ambientes internos ainda estão insalubres, com muita fuligem”, detalhou.

No chat aberto para participação na transmissão online, dezenas de mensagens manifestaram apoio e solidariedade à presidente do TJCE e agradeceram pelas palavras de fé e otimismo que vem sendo passadas pela Administração. O servidor Fabrísio Ramos Nóbrega, da Sejud de 1º Grau, estava presente na Esmec e manifestou seu cuidado e preocupação com a presidente, afirmando que pode contar com todo o apoio dos servidores e que a Admistração será muito bem acolhida no Fórum Clóvis Beviláqua, onde já está funcionando temporariamente.

REGISTROS
Como forma de preservar a memória da instituição, a presidente pediu a colaboração de todos os servidores que possuam algum registro fotográfico ou em vídeo feito em seu ambiente de trabalho no Palácio da Justiça, que enviem para o e-mail marketing@tjce.jus.br. “Esse material será compilado e vai ajudar a contar a história da nossa instituição. Pedimos que repassem, pois cada registro é muito precioso para nós”, afirmou.