Conteúdo da Notícia

Empossados 19 juízes para o Interior

Ouvir: Empossados 19 juízes para o Interior

19.09.2009 Política Pág.: 21
Quatro anos depois de terem sido aprovados em concurso público, 19 juízes substitutos foram empossados ontem no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Um total de 26 chegou a ser convocado, mas, por causa da longa espera pela chamada, cinco assumiram cargos por meio de outros concursos. Além disso, um dos nomeados faltou à cerimônia.
A posse dos 19 juízes foi determinada por uma liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conforme O POVO publicou ontem, o evento estava suspenso por causa de um entendimento do Pleno do TJ-CE. Os desembargadores haviam entendido que, por não haver vagas oficialmente disponíveis na primeira entrância & para onde são enviados os juízes novatos & os aprovados não poderiam assumir seus postos.
Com a liminar emitida pelo conselheiro Jorge Hélio, os juízes tentarão desafogar processos no Interior do Estado. Os municípios contemplados são Acarape, Barreira, Miraíma, Ocara, Tururu, Paramoti, Ibaretama, São João do Jaguaribe, Varjota, Choró Limão, Jijoca, Banabuiú, Nova Jaguaribara, Apuiarés, Nova Olinda, Altaneira, Itaiçaba, Palhano e Ibicuitinga.
Promessas
“É como uma transfusão de sangue para alguém que está se recuperando de uma dolorosa operação”, disse o presidente do TJ-CE, desembargador Ernani Barreira, durante a cerimônia de posse dos novos juízes.
Em um longo discurso, pelo qual queixou-se, por várias vezes, do “mal julgamento” que a sociedade estaria fazendo do Judiciário cearense, ele voltou a prometer que, em breve, a “Justiça do nosso Estado será a melhor do mundo”.
A promessa se agarra à expectativa de virtualização de todos os processos em tramitação no Ceará, hoje distribuídos em pilhas de papel. Barreira garantiu que, em 12 meses, “todos os processos da Capital estarão virtualizados, o que vai dar mais transparência e agilidade à Justiça”, disse.
Apesar de ser lançada como a grande saída para a morosidade do Judiciário, a virtualização é, para um dos juízes empossados ontem, Rômulo Veras Holanda, apenas uma ferramenta. “Eu sonhei a vida toda para estar aqui, então acho que o mínimo que preciso ter é dedicação. A virtualização só ajuda”, afirmou. (Hébely Rebouças – hebely@opovo.com.br)