Conteúdo da Notícia

Eleiição direta na OAB-Ce: primeiro passo para escolha do novo desembargador

Ouvir: Eleiição direta na OAB-Ce: primeiro passo para escolha do novo desembargador

02.05.10
A OAB-Ce tornou pública a resolução que regulamenta o edital que oficializa o processo eleitoral para escolha dos 12 nomes que serão encaminhados ao conselho da seccional para elaboração da lista sêxtupla a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça o qual,por sua vez. dentre esses nomes, fará uma lista tríplice entre os quais o governador Cid Gomes escolherá um e o nomeará para o cargo de desembargador na vaga destinada,pelo 5º constitucional, aos advogados. Pela resolução já começou a correr o prazo de 15 dias para que os interessados possam oficializar suas candidaturas ao cargo.
De acordo com o presidente da OAB-Ce, Valdetário Monteiro, todos os advogados regularmente inscritos na Ordem poderão votar nos candidatos. Para ser eleito, o candidato vencedor enfrentará todo um processo que culminará na eleição do novo desembargador, no início de julho.
Cada advogado vota em três candidatos. Os doze mais votados serão sabatinados pelo Conselho Seccional da Ordem, que dos doze, escolhe seis. Destes seis, o Tribunal de Justiça do Estado escolherá três. E, finalmente, dos três, o governador escolherá um.