Conteúdo da Notícia

Documentos que oficializam adoção são entregues a 16 famílias em cerimônia no Fórum Clóvis Beviláqua

Documentos que oficializam adoção são entregues a 16 famílias em cerimônia no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Documentos que oficializam adoção são entregues a 16 famílias em cerimônia no Fórum Clóvis Beviláqua

Dezesseis famílias, que deram entrada em processos de adoção na Comarca de Fortaleza e receberam sentença favorável da Justiça poderão agora obter nova certidão de nascimento dos filhos, já com o novo nome e sobrenome da criança e dados dos pais e avós.
Nesta terça-feira (29/05), esses novos pais e mães, muitos deles acompanhados dos filhos, compareceram ao Fórum Clóvis Beviláqua para receber os mandados de inscrição da sentença de adoção, documento necessário para que o cartório forneça o novo registro de nascimento às crianças.
A entrega aconteceu durante cerimônia no auditório Agenor Studart, que contou com a apresentação do coral do Judiciário. A desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), parabenizou os adotantes pelo que definiu como um gesto de amor e de cuidado.
“Podemos ver, nos olhos emocionados de todos os pais e mães que estão aqui, que não há diferença entre filhos biológicos e adotivos, pois o que faz a família é o amor. Uma família só acontece se os pais realmente adotam seus filhos, sejam eles de sangue ou de coração”, afirmou.
A juíza Alda Maria Holanda Leite, titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, unidade judiciária especializada em adoção, afirmou que, anteriormente, as entregas dos mandados eram feitas individualmente, mas passou a realizar a cerimônia coletiva como forma de marcar, simbolicamente, o nascimento oficial das novas famílias. “É um momento de emoção para eles e de muita felicidade para nós, que trabalhamos nesses processos com tanta dedicação e tanto amor”, disse.
Ela destacou o empenho de toda a equipe de servidores que atua na 3ª Vara da Infância e no setor de Cadastro Nacional de Adoção para a conclusão dos processos, possibilitando, assim, novos lares e destinos para essas crianças e a realização de sonhos para os pais.
“Cada um dos adotantes, que optaram por ter um filho de coração, estão realmente cumprindo uma missão, e continuarão cumprindo mesmo quando os filhos se tornarem adultos, quando se tornarem pais, porque foram presença de amor na vida deles”, disse.
O casal Joilson Costa Leão, comerciante, e Cláudia de Lima Leão, autônoma, foi um dos que compareceu para receber o mandado do filho, Miguel Lucas, de três anos de idade. “É maravilhoso, é como se fosse realmente o nascimento do nosso filho. Porque, para o nosso sentimento, nós já somos os pais dele, mas agora vamos ter a segurança de ter um documento nas mãos e poder dizer que realmente é o nosso filho”, disse a mãe.
A assistente de produção Sandra Régis também comemorou, emocionada, poder registrar a filha Julie Nicole, de seis anos. “Para mim, é uma vitória muito grande. Desde o dia da audiência, quando a juíza deu a sentença da adoção, já tem sido só alegria e o que faltava era só ter esse documento. Eu fiz questão que minha filha soubesse de toda a sua história, que acompanhasse todo o processo, e ela mesmo me perguntava quando ia ter o meu sobrenome. Agora a espera acabou”, afirmou.
Também participaram da cerimônia o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, José Ricardo Vidal Patrocínio; o coordenador das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza, Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior; a promotora de Justiça titular da 3ª Promotoria da Infância e Juventude, Sofia Farias Lima de Melo; e a defensora do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude, Ana Cristina Teixeira Barreto. Também compareceram a juíza auxiliar da 3ª Vara da Infância, Mabel Viana Maciel, e a juíza Joriza Pinheiro, representando a Associação Cearense de Magistrados.