Conteúdo da Notícia

Divisão de tarefas e espaços aprimoram experiência com TeleTrabalho

Ouvir: Divisão de tarefas e espaços aprimoram experiência com TeleTrabalho

Compartilhar afazeres domésticos e atividades de lazer, respeitando o espaço de cada um dentro de casa, tem contribuído para Maria Helena Coutinho ter uma boa experiência no trabalho a distância. Veja na Série #MEUTRABALHOEMCASA

Servidora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desde 1996, Maria Helena Coutinho atua na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e nunca havia trabalhado em casa. Apesar de sentir falta da convivência com os colegas, mantém diálogo permanente com a equipe por meio de aplicativos de mensagens e videoconferências.

“Pela primeira vez estou vivenciando o TeleTrabalho e tenho me adaptado muito bem, porque, embora estejamos longe do TJ e dos colegas, a comunicação entre os membros da equipe propicia uma sensação de que estamos bem próximos. Tiramos dúvidas, interagimos via WhatsApp com a Coordenadoria de Gestão e Seleção de Pessoas e a SGP, semanalmente participamos de reuniões on line e planejamos os próximos passos, sempre com o intuito de melhorarmos a execução de nossas tarefas. Precisamos desenvolver nossas funções e nos unir para que o Tribunal continue a prestar um serviço sério e eficiente”, destaca.

Em casa, a servidora conta com um espaço reservado para trabalhar. “Eu fico na sala de estar, meu esposo no escritório e minha filha, que está fazendo pós-graduação on line em Direito e estudando para concurso, no quarto dela”. Os três também entraram em consenso na divisão dos afazeres domésticos. “Cada um contribui na hora de arrumar a casa e fazer o almoço, já que estamos sem a diarista”.

A família ainda compartilha momentos de lazer. “Na semana, eu e minha filha fazemos exercícios físicos, sugeridos pela academia. Assistimos a shows, filmes, jogamos baralho e tenho feito muitas receitas de bolos, no mínimo um por semana”, conta.
Como muitos parentes estão distantes, Maria Helena também usa a tecnologia para se sentir mais próxima. “Meus pais residem no Interior, então ligo quase todo dia. Já com os irmãos e amigos o contato é via WhatsApp e planejamos os encontros para quando tudo isso passar”.

Apesar da saudade dos parentes, amigos e colegas de trabalho, a servidora considera importante manter o distanciamento social para evitar o novo Coronavírus (Covid-19). “Embora estejamos vivendo uma realidade diferente, sabemos que vai passar e vamos poder logo nos encontrar, na certeza de que fizemos a nossa parte e salvamos vidas”.

Leia todas as reportagens da Série “Meu Trabalho em Casa”.