Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum ministra workshop sobre gestão para diretores de secretaria

Diretoria do Fórum ministra workshop sobre gestão para diretores de secretaria

Ouvir: Diretoria do Fórum ministra workshop sobre gestão para diretores de secretaria

Diretores de secretaria das Varas e Juizados Especiais da Comarca de Fortaleza participaram, nesta quarta-feira (20/03), do workshop “Mapeamento de competências”, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. A atividade é uma das etapas do Programa de Desenvolvimento de Gestores Judiciais, que está sendo implementado pela administração do Fórum.

Na abertura do evento, o diretor do Fórum, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, destacou que os diretores de secretaria têm papel essencial no bom gerenciamento das Varas e na eficiência da prestação jurisdicional. “Essa é uma demonstração de que a atual administração reconhece que os diretores de secretaria são uma parcela essencial para o funcionamento da engrenagem jurisdicional. Queremos compreender as dificuldades e oferecer condições para enfrentá-las”, afirmou.

Segundo o secretário executivo Wilton Bessa, o ponto de partida do programa é conhecer a realidade atual dos diretores de secretaria e, a partir daí, estabelecer um perfil de competências ideal. “Vamos oferecer treinamentos para desenvolvimento de liderança com foco nos resultados, que são aumentar a produtividade e baixar a taxa de congestionamento de processos”.

Os participantes do workshoppreencheram um formulário, em que especificaram as atribuições do cargo e apresentaram os desafios do trabalho. Segundo Nadja Lima Torquato, assessora em Psicologia do Núcleo de Apoio à Jurisdição do Fórum, o objetivo é identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes ideais para melhorar o desempenho e otimizar os resultados das Varas.

PARTICIPANTES

Para a diretora de Secretaria da 14ª Vara Criminal, Rosângela Pinto Peixoto, a iniciativa representa uma valorização da função. “Esperamos que, com esse programa, a Secretaria possa atingir as metas que são propostas e, o diretor, se dedicar a sua atribuição principal, que é cuidar da parte gerencial da Vara”.

O diretor de Secretaria da 17ª Vara Criminal, André Cavalcanti, também elogiou a iniciativa. “É fundamental para ajudar a estabelecer padrões de trabalho adequados tanto às nossas necessidades, quanto a uma prestação jurisdicional eficiente”.