Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum finaliza primeira fase dos cursos de gestão para diretores de secretaria

Ouvir: Diretoria do Fórum finaliza primeira fase dos cursos de gestão para diretores de secretaria

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua realizou, nesta segunda-feira (24/06), o último módulo da primeira fase de cursos sobre gestão, voltados para diretores de secretaria das varas de Fortaleza. A capacitação, ocorrida na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), debateu o tema “Tomada de decisão”. Os palestrantes foram as psicólogas Nádja Torquato e Lúcia Pinheiro e o estatístico Elber Gonçalves.

Os cursos fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Gestores Judiciais (PDJUD), implementado pela atual administração do Fórum. O objetivo é auxiliar os diretores de secretaria a aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes para aumentar a eficiência e melhorar o desempenho das unidades.

O secretário executivo da Diretoria do Fórum, Wilton Bessa, avaliou positivamente a primeira fase dos treinamentos. “Houve uma adesão total ao programa, o que possibilitou começarmos a desenvolver as competências gerenciais necessárias a uma nova visão do gestor judicial”, disse.

Além do módulo desta segunda-feira (24/06), foram ministrados, entre 6 de maio da 21 de junho, no Fórum e na Esmec, os cursos “Liderança e trabalho em equipe”, “Teoria do planejamento”, “Foco em resultado” e “Planejamento Estratégico do TJCE / Utilizando a GAM como recurso gerencial”.

ENTREGA DE CERTIFICADOS

O encerramento oficial da primeira fase de treinamentos do PDJUD ocorrerá na próxima sexta-feira (28/06), às 13h30, no 1º Salão do Júri do Fórum. Na ocasião, haverá entrega de certificados aos participantes e a apresentação da bem-sucedida experiência em gestão do 14º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza. A palestrante será a juíza titular da unidade, Maria Lúcia Falcão Nascimento, que estará acompanhada da equipe.

PRÓXIMA FASE

Os treinamentos do PDJUD terão sequência nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, com os módulos “Planilha eletrônica” e “Ferramentas para gestão de varas”. Os cursos permitirão análises estatísticas, a partir de relatórios gerados pelo Sistema de Automação da Justiça (SAJ). “Em cima dos dados, poderão ser tomadas decisões para monitorar e reduzir as taxas de congestionamento de processos tramitando nas varas”, explicou Wilton Bessa.

Ainda no segundo semestre, em data a ser definida, haverá a capacitação “Planejamento operacional das varas judiciais”. Segundo o secretário executivo, o objetivo é continuar promovendo uma evolução nos conhecimentos gerenciais dos diretores de secretaria. “Vamos nos aprofundar em cada tema já apresentado, com o intuito de aproximar a teoria da realidade”, ressaltou.