Conteúdo da Notícia

Desembargadores e juízes farão curso de Administração Judiciária para cumprir Meta 8

Ouvir: Desembargadores e juízes farão curso de Administração Judiciária para cumprir Meta 8

Cinco desembargadores e 202 juízes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) farão o Curso de Administração Judiciária. A capacitação, na modalidade a distância, será ministrado em dois módulos. A primeira turma terá aulas de 27 de setembro à 27 de outubro de 2010.
O treinamento objetiva o cumprimento da Meta 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, consequentemente, a melhoria da prestação jurisdicional. A referida meta determina a promoção, por parte dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, de cursos de capacitação em administração judiciária, com o mínimo de 40 horas, para 50% dos magistrados, priorizando-se o ensino a distância.
O CNJ disponibilizará, para cada Tribunal, o equivalente a 50% de vagas para os magistrados. Estão inscritos na primeira turma do curso, os desembargadores Francisco Lincoln Araújo e Silva, Francisco Sales Neto, Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Sérgia Maria Mendonça Miranda e Maria Estela Aragão Brilhante.
Além dos desembargadores, 202 juízes das Comarcas de Fortaleza e do Interior do Ceará, sendo 78 com funções eleitorais junto ao TRE, participarão da primeira etapa do treinamento. A segunda fase do curso será realizada de 28 de outubro a 28 de novembro.
O material didático será disponibilizado via internet e poderá ser acessado nos horários de conveniência do participante. O treinamento será promovido pela Escola de Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), CNJ e Centro de Estudos Judiciários (CEJ).
MÓDULOS
O treinamento será dividido em dois módulos: Administração Judiciária, no módulo I, envolvendo planejamento estratégico e gestão estratégica do cartório e gestão de processos, com duração de 20 horas/aula. O módulo II, também com duração de 20 horas, abordará o tema ?Gestão de Pessoas?.
A conclusão com aproveitamento do curso será considerada para fins de vitaliciamento e de promoção na carreira. O CNJ e a Enfam conferirão certificado aos participantes, em formato digital.