Conteúdo da Notícia

Desembargador Suenon Bastos Mota recebe homenagem do Órgão Especial do TJCE

Desembargador Suenon Bastos Mota recebe homenagem do Órgão Especial do TJCE

Ouvir: Desembargador Suenon Bastos Mota recebe homenagem do Órgão Especial do TJCE

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenageou, nesta quinta-feira (03/07), o desembargador Francisco Suenon Bastos Mota, presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e ouvidor geral do Judiciário estadual. A sessão, a última com a participação do magistrado, foi conduzida pelo vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, no exercício da Presidência.

O magistrado se aposentará no próximo dia 7, após quase 40 anos dedicados à Justiça. O desembargador Lincoln Araújo lembrou a amizade que os une desde o Seminário do Crato, da mesma turma da Faculdade de Direito, além do relacionamento pessoal e das atividades jurisdicionais exercidas nas Comarcas de Caririaçu e Jardim. “Suenon como desembargador e eu como promotor de Justiça”, disse.

O vice-presidente destacou que “tal como seu pai, de quem herdou a toga, Valdetário Pinheiro Mota, o desembargador Suenon Bastos se despede do ofício de julgar sem mácula, sem adversário e sem nada que desabone a sua conduta em quase 40 anos no exercício da magistratura cearense”.

Também colega de turma na Faculdade de Direito e no Seminário do Crato, o desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes representou o Tribunal de Justiça e fez a saudação ao homenageado, destacando a amizade consolidada com o desembargador Suenon Bastos e com seus familiares. “Ele foi um exemplo de bondade, caráter e paciência. Será eternamente juiz e eterno por suas obras, pelo seu trabalho, amor à família e a judicatura”.

Durante a homenagem, o desembargador Suenon Bastos recebeu das mãos da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira uma placa, assinada por todos os integrantes do Tribunal Pleno, em reconhecimento aos serviços prestados à Corte de Justiça estadual.

Muito emocionado, o magistrado agradeceu a Deus, “fonte de toda razão e de toda justiça”. Disse que se sentia feliz no exercício da magistratura, “praticando justiça e as leis de nosso País”. Mesmo com a falta de conforto nas comarcas por onde passou, “sem residência e sem fóruns, realizado audiências nas sedes dos cartórios, procurei sempre ser fiel e servir somente à Justiça, para julgar com retidão. Acreditei e acredito na Justiça. Fiz tudo para manter a nobreza da Justiça”.

Essa foi a terceira homenagem prestada no TJCE ao desembargador. A primeira ocorreu no último dia 27, durante a reunião ordinária das Câmaras Cíveis Reunidas, presidida pelo desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha. Na quarta-feira (02/07), o desembargador recebeu as homenagens dos integrantes da 5ª Câmara Cível, que presidiu desde setembro de 2010.

PERFIL

Natural de Cedro, Ceará, Francisco Suenon Bastos Mota nasceu em 9 de julho de 1944. É filho de Valdetário Pinheiro Mota e Laura Bastos Mota. Casado com Fátima Maria Duarte Mota, tem três filhos.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1970, tem curso de Especialização em Direito Constitucional pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Ingressou na magistratura em 3 de agosto de 1974, na Comarca de Caririaçu, onde exerceu a titularidade. Também foi titular em Mombaça, Barbalha, Itapipoca e Juazeiro do Norte.

Na Capital, assumiu a 2ª Vara da Infância e da Juventude. Foi membro da 5ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Atuou como ouvidor do Fórum Clóvis Beviláqua e juiz assessor da Presidência do TJCE. Também coordenou do Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza.

É desembargador do TJCE desde 26 de novembro de 2009. Atualmente, preside a 5ª Câmara Cível e é ouvidor geral do Judiciário estadual. O magistrado já exerceu o cargo de presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai/CE) e dirigiu a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ).