Conteúdo da Notícia

Desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho tem foto afixada na Galeria de Corregedores da Justiça

Desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho tem foto afixada na Galeria de Corregedores da Justiça

Ouvir: Desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho tem foto afixada na Galeria de Corregedores da Justiça

O desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho foi homenageado, nesta quarta-feira (23/08), com a aposição de sua foto na Galeria de Corregedores do Judiciário cearense. O magistrado esteve à frente do órgão entre 2021 e 2022. A solenidade ocorreu na Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, magistrados e servidores.

Na ocasião, a atual corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Edna Martins, disse ser “uma honra substituir um colega, que no último biênio, procurou adotar uma postura pedagógica, humanizada à frente desta Corregedoria, atuando sempre com competência, equilíbrio e disposição para resolver as inúmeras demandas que chegaram a esta corte correcional”.

Para a magistrada, suceder o desembargador Paulo Airton tem sido um grande prazer, porque encontrei “um ambiente organizado, informatizado e um corpo técnico competente e colaborativo. Não só nós desta casa, mas o Judiciário cearense, como um todo, se sente muito honrado pelo grande trabalho que vossa excelência realizou no período que esteve à frente desta Casa”.

O desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho destacou que, ao assumir a Corregedoria, procurou primar “sempre pela probidade, ética, transparência, coragem e eficiência e que, a partir daquele momento, passamos a enfrentar os desafios que nos foram apresentados no cargo de corregedor”.

Ainda sobre sua passagem pelo cargo, o desembargador lembrou que, “procurei neste lapso temporal de dois anos não cair na armadilha de desperdiçar meu tempo naquilo que não fosse efetivamente importante para a Corregedoria e passei a valorizar cada minuto, pois o tempo é o único bem que nos pertence, acreditem, ele passa rápido e não tem volta”, declarou o desembargador.

Na oportunidade, o magistrado agradeceu aos desembargadores Maria Nailde Pinheiro e Abelardo Benevides Moraes, “por terem me confiado tão difícil missão, haja vista que, acompanhado deles, compus a Direção do Tribunal (biênio 2021-2022)”. Também reconheceu o trabalho realizado pelos juízes auxiliares e servidores que atuaram durante sua gestão. Um agradecimento especial foi realizado para a servidora Carolina Leite Ximenes, que em dezembro do ano passado sofreu grave acidente que a afastou do trabalho.

O magistrado também expressou grande reconhecimento pela esposa, filhos, netos e familiares, “que só me dão orgulho”.

PRODUTIVIDADE
O desembargador Paulo Airton concluiu a Gestão 2021-2023 com uma redução de 48% do acervo processual. O Órgão passou de 3.060 ações para 1.594.

Também instituiu o Sistema de Correição e Inspeção Extrajudicial (SCI), composto por dois módulos principais: Inspeção de Conformidade e Inspeção Fiscal. A ferramenta tornou-se o meio oficial para a realização, controle e monitoramento de inspeções extrajudiciais no âmbito do Estado, permitindo diversas correções e melhorias nas funcionalidades referentes à inspeção de conformidade.

Com o objetivo de dar uma maior amplitude em suas auditorias cartorárias, criou o Sistema de Controle de Contas (Sin-CCI), para orientar e facilitar o trabalho realizado pelos Juízes Corregedores e ampliar o setor de auditória interna.