Conteúdo da Notícia

Desembargador Gladyson Pontes promete defender a cidadania e a ordem jurídica

Desembargador Gladyson Pontes promete defender a cidadania e a ordem jurídica

Ouvir: Desembargador Gladyson Pontes promete defender a cidadania e a ordem jurídica

Francisco Gladyson Pontes prometeu se posicionar ?sempre firme e forte na defesa da cidadania e da ordem jurídica?. A declaração foi feita durante discurso de posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nesta segunda-feira (10/01). Ele assegurou que vai carrear toda energia ?para um contributo de engrandecimento cada vez maior deste douto Sodalício?.
Afirmou que o Estado Democrático de Direito, além de outras garantias fundamentais, ?permeia, necessariamente nessa órbita, ao promover o acesso de todos à Justiça e à prestação jurisdicional?. O desembargador também prometeu ser ?proativo no afã de promover o bem-estar da sociedade, na tarefa onerosa, mas dignificante de minimizar os efeitos das querelas pessoais?.
Ao assumir vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil- seção Ceará (OAB-CE), pelo quinto constitucional, confessou estar profundamente honrado de passar a pertencer ?à briosa classe de magistrados, homens públicos de relevante postura no contexto da sociedade?. Destacou a satisfação por fazer parte de um ?colegiado de magistrados tão honrados, cultos e respeitados?.
Mais adiante destacou: ?É impossível não reconhecer a excelência de conduta dos magistrados cearenses, sem deixar de anotar, por ensejante, o notável e nobilíssimo desempenho desses magistrados no cenário local e no âmbito nacional?.
Nomeado pelo governador Cid Gomes, o novo desembargador garantiu que vai representar condignamente a nobre classe dos advogados cearenses, ?desempenhar, com acerto e aprumo, as elevadas funções de desembargador de que ora sou investido, e, por último, exercer a missão, tão nobre quanto árdua de julgar?.
Pediu a Deus que a serenidade inerente à função judicante esteja sempre presente nas decisões que prolatar, e que, enfim, ?saiba honrar o compromisso solene há bem pouco por mim prestado de realizar a Justiça, dando a cada um o que de direito lhe está assegurado?.
HOMENAGENS ? Ainda no seu discurso de posse, o desembargador Gladyson Pontes prestou homenagens aos ministros cearenses integrantes do colegiado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, Napoleão Nunes Maia Filho, Raul Araújo Filho e ao desembargador Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque, ?mercê de sua vasta experiência no ofício de julgar, na condição de ministro convocado?.
O magistrado destacou que o ministro Cesar Asfor, durante sua gestão à frente do STJ, ?revelou o alto grau de sua competência profissional, quer pela organização administrativa por ele impressa à celeridade processual, quer pela proatividade com que se houve em sua gestão, e, em especial, pela virtualização dos processos tramitantes naquele Sodalício?.