Conteúdo da Notícia

Desembargador Gerardo Brígido participa de encontro em Brasília sobre processo eletrônico

Desembargador Gerardo Brígido participa de encontro em Brasília sobre processo eletrônico

Ouvir: Desembargador Gerardo Brígido participa de encontro em Brasília sobre processo eletrônico

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, participou, nessa terça-feira (29/05), do I Encontro Nacional sobre Processo Judicial eletrônico (Pje), em Brasília. O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto.

O objetivo foi trocar experiência entre os tribunais sobre a implantação do PJe. No Ceará, essa ferramenta substituirá o atual Processo Judicial Digital (Projudi) que funciona desde 2008 nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) e nas Turmas Recursais. Os dois sistemas foram desenvolvidos e distribuídos gratuitamente pelo CNJ. No entanto, o Projudi foi descontinuado, não tendo mais suporte e implementação de melhorias.

O secretário de Tecnologia do TJCE, Dilthey Forte, que também participou do encontro, explicou que o Pje deverá começar a funcionar ainda neste ano nos JECCs e Turmas Recursais. No primeiro e segundo graus foi adotado o SAJ (Sistema de Automação da Justiça).