Conteúdo da Notícia

Desembargador Francisco Câmara é homenageado com Medalha Boticário Ferreira

Desembargador Francisco Câmara é homenageado com Medalha Boticário Ferreira

Ouvir: Desembargador Francisco Câmara é homenageado com Medalha Boticário Ferreira

 

O desembargador Francisco José Martins Câmara, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), recebeu, na noite dessa terça-feira (11/09), a Medalha Boticário Ferreira. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza e contou com a presença de amigos, familiares e autoridades.

“Agradeço ao vereador Francisco Alves, que teve a iniciativa da concessão dessa medalha, e aos vereadores que a subscreveram. Por certo vislumbraram a trajetória de um homem de berço humilde que se fez dedicado a sua cidade, ao dever e à Justiça”, disse o desembargador durante discurso.

Natural de Fortaleza, Francisco Câmara falou do amor que sente pela cidade e da importância da Justiça nas democracias. “Reafirmo a certeza de que lego, à atual geração dos agentes públicos, exemplos dos princípios de respeito, retidão, honestidade, trabalho e coragem para o enfrentamento na aplicação da Justiça, em prol da sociedade como um todo, sem privilégios de qualquer natureza”.

O vereador Francisco Alves (PRTB), que propôs a medalha, destacou o trabalho de Francisco Câmara nas Comarcas do Interior e como diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (2009/2011). “Dali saiu para compor, pelo critério de merecimento, o elenco do egrégio Tribunal de Justiça do Ceará, culminância de sua profícua carreira de 40 anos a serviço da lei e da Justiça”, relembrou o parlamentar.

Estiveram na solenidade os desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido (vice-presidente do TJCE), Edite Bringel Olinda Alencar (corregedora-geral da Justiça do Ceará), Francisco Gladyson Pontes, Francisco Sales Neto, João Byron de Figueirêdo Frota, Teodoro Silva Santos, Carlos Alberto Mendes Forte, Francisco Bezerra Cavalcante, Paulo Francisco Banhos Ponte e Haroldo Correia de Oliveira Máximo. Presentes ainda o procurador de Justiça Luiz Eduardo dos Santos, o chefe de Gabinete da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor José Maria de Sales Andrade, entre outros.

AMEDALHA

A Medalha Boticário Ferreira, maior comenda do Município de Fortaleza, foi instituída em 1981. É concedida aos cidadãos que se destacam pelos relevantes serviços prestados à coletividade. O nome da medalha homenageia Antônio Rodrigues Ferreira, o Boticário Ferreira, que exerceu o cargo de prefeito de Fortaleza (1843-1859).