Conteúdo da Notícia

Desembargador Fernando Ximenes será homenageado com o Troféu Sereia de Ouro

Ouvir: Desembargador Fernando Ximenes será homenageado com o Troféu Sereia de Ouro

20.07.09
O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha será agraciado com o Troféu Sereia de Ouro 2009, em solenidade no dia 25 de setembro, no Theatro José de Alencar.
?Enche de orgulho esta Corte ver o nome de Vossa Excelência, que já prestou valiosos serviços à população cearense, tanto no Executivo quanto no Judiciário, ser indicado para receber um prêmio que é concedido somente a personalidades do nosso Estado?, disse o desembargador Raul Araújo Filho, durante sessão da 1ª Câmara Cível realizada hoje (20/07).
Fernando Ximenes é uma das quatro personalidades escolhidas pela comissão de seleção do Troféu para receber a comenda que está em sua 39ª edição. Receberão também a homenagem o padre Fred Solon, a historiadora Isabel Lustosa e o empresário Honório Pinheiro.
Presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ/Ce), Ximenes foi empossado como desembargador em 1994, assumiu a vice-presidência em 2005 e foi presidente do TJ/Ce durante o biênio 2007/2008. É membro do Instituto dos Magistrados do Ceará, tendo integrado o Conselho Superior e exercido a vice-presidência.
É professor adjunto de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), ex-chefe do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito daquela Universidade, fundador e ex-diretor adjunto da Fundação Paulo Bonavides.
Antes de ingressar na magistratura, foi advogado militante, ex-presidente do Comitê Pró-constituinte da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, em 1987, e ex-vice-presidente da OAB, seccional Ceará, sendo membro do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e da Academia Brasileira de Direito Penal.
Foi secretário de Governo e secretário de Justiça do Estado do Ceará, procurador do Estado do Ceará concursado, procurador-geral do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará e primeiro vice-presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais.
Fonte: TJCE