Conteúdo da Notícia

Desembargador Ernani Barreira participa de palestra para estudantes de Direito da Unifor

Desembargador Ernani Barreira participa de palestra para estudantes de Direito da Unifor

Ouvir: Desembargador Ernani Barreira participa de palestra para estudantes de Direito da Unifor

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Ernani Barreira Porto, participou, na manhã desta terça-feira (23/02), da aula inaugural do semestre letivo do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O desembargador proferiu a palestra “Funções Essenciais à Justiça”, da qual também participaram a procuradora-geral de Justiça do Estado, Socorro França, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ? secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro. A mediação dos trabalhos foi feita pela coordenadora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, professora Gina Marcílio Pompeu.
Durante a palestra, Ernani Barreira exibiu um vídeo de demonstração sobre como será o funcionamento da Justiça virtual no Ceará. O presidente destacou que os futuros operadores do Direito são privilegiados porque, quando iniciarem a carreira, o Judiciário cearense já terá eliminado os processos de papel, graças ao projeto de virtualização de processos atualmente em curso.
De acordo com as metas do Programa de Inovação e Modernização do Poder Judiciário, todas as unidades judiciárias da Comarca de Fortaleza deverão funcionar de forma virtual até janeiro de 2011. Em seguida, o mesmo procedimento beneficiará as comarcas do Interior do Estado.
Ainda na palestra, o desembargador lembrou que é o professor mais antigo da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde leciona a disciplina de Direito de Família. “É lá que vivo os momentos mais agradáveis da minha vida, porque tenho a oportunidade de conviver com a juventude, que é o hoje e o amanhã”, exaltou. O presidente do TJCE ressaltou a importância do bacharel em Direito, para ele, o profissional liberal de contribuição mais importante para a sociedade democrática.