Conteúdo da Notícia

Desembargador deve ser escolhido em julho

Ouvir: Desembargador deve ser escolhido em julho

POLÍTICA
01.05.10
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro, afirmou que no início do mês de julho deve ser eleito o novo desembargador de Justiça do Estado.
“Foi publicado antes de ontem (dia 28) a resolução do edital, que deve ser publicado hoje (ontem). A partir daí, serão 15 dias de impugnação do edital, no prazo legal, e 15 dias aberto para inscrições“, afirmou.
Segundo o presidente, todos os advogados regularmente inscritos na Ordem poderão votar nos candidatos. Para ser eleito, o candidato vencedor enfrentará todo um processo que culminará na eleição do novo desembargador, no início de julho.
“Cada advogado vota em três candidatos. Os doze mais votados serão sabatinados pelo Conselho Seccional da Ordem, que dos doze, escolhe seis. Destes seis, o Tribunal de Justiça do Estado escolherá três. E, finalmente, dos três, o governador escolherá um“, descreveu.
Saiu na frente
Candidato à vaga tão sonhada por advogados e juristas, o procurador Geral do Estado, Fernando Oliveira, já se desligou do cargo, segundo sua secretária, em cumprimento às normas necessárias pleitear o cargo de desembargador.
Para ocupar o de Oliveira, o governador do Estado, Cid Gomes (PSB), deverá empossar o então procurador geral da Assembleia Legislativa, José Leite Jucá Filho. A data para a nomeação ainda não foi definida.
Fernando Oliveira foi procurado por O POVO, mas seu celular estava desligado. Na Assembleia Legislativa, a assessoria de comunicação informou que José Leite Jucá Filho está viajando. (Thiago Paiva – thiagopaiva@opovo.com.br)