Conteúdo da Notícia

Desa. Maria Nailde Pinheiro participa de evento para discutir política nacional de conciliação

Desa. Maria Nailde Pinheiro participa de evento para discutir política nacional de conciliação

Ouvir: Desa. Maria Nailde Pinheiro participa de evento para discutir política nacional de conciliação

A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro, participou de evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nessa quarta-feira (28/03), em Brasília. O objetivo do encontro foi garantir a aplicação da Resolução nº 125/2010 do CNJ, que instituiu a Política Nacional de Conciliação.
Participaram também do encontro a gestora do Núcleo, Veridiana Monteiro Chaves, e o juiz auxiliar da presidência do TJCE, José Ricardo Patrocínio. A abertura do evento contou com a palestra do coordenador do Comitê Gestor do Movimento Permanente pela Conciliação do CNJ, conselheiro José Roberto Neves Amorim.
Na ocasião, ele reforçou a obrigatoriedade do cumprimento da resolução por parte dos tribunais. Para o coordenador, uma das principais distorções é a utilização de centros de Mediação Comunitária como unidades de conciliação. Após a palestra do conselheiro, os grupos, formados também por representantes de outros tribunais, discutiram os aperfeiçoamento da referida resolução, trocaram experiências e solucionaram dúvidas.
Ainda durante o evento, a gestora do Núcleo do TJCE, Veridiana Monteiro Chaves visitou o Núcleo de Mediação e Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). A visita foi acompanha pelo coordenador Marcelo Girabe e a juíza Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, coordenadora do Centro Judiciário do Distrito Federal.