Conteúdo da Notícia

Des. Sales Neto participa do 2º Seminário Nacional de Registro Civil Eletrônico

Des. Sales Neto participa do 2º Seminário Nacional de Registro Civil Eletrônico

Ouvir: Des. Sales Neto participa do 2º Seminário Nacional de Registro Civil Eletrônico

O desembargador Francisco Sales Neto, corregedor-geral da Justiça, participa, neste sábado (16/08), do 2º Seminário Nacional de Registro Civil Eletrônico, em São Paulo. O objetivo do encontro é mostrar o funcionamento de novos sistemas e demonstrar a sistemática de envio de informações ao Governo Federal estabelecida pelo Decreto nº 8.270/2014, que criou o Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC).

Na ocasião serão apresentados oficialmente os novos sistemas de interligação nacional e internacional entre os cartórios de Registro Civil e os consulados brasileiros em todo mundo para emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer também os detalhes dos dois novos serviços que passarão a ser prestados à população: a emissão de certidões oriundas dos consulados brasileiros no exterior e o sistema e-protocolo, que permitirá a realização de atos – como averbações e anotações – por qualquer cartório, independentemente de onde se encontre o registro original.

Também serão apresentados os processos de interligação entre cada um dos estados brasileiros, possibilitando a transmissão eletrônica de registros nos cartórios do País, além da solicitação e recebimento de segundas vias de certidões pelo cidadão no cartório mais perto de sua casa ou trabalho.

Estarão presentes os representantes das Corregedorias e de órgãos do Governo Federal, que lançarão as bases do funcionamento do novo registro civil brasileiro. O evento é promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR).

Com informações da Arpen-SP