
Des. Gerardo Brígido encerra gestão e destaca ter ficado honrado em ser presidente do TJCE
- 1100 Visualizações
- 30-01-2015
O desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido afirmou, nesta sexta-feira (30/01), que foi uma honra ter sido presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O discurso foi feito durante a solenidade de transmissão do cargo à desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, nova presidente do Judiciário estadual.
“Honrou-me sobremaneira ser presidente deste Tribunal. De mim para comigo, cumpri o meu papel. O que fiz, devo, sobretudo, aos que colaboraram comigo. Do mais próximo colaborador ao mais humilde terceirizado”.
O magistrado destacou que lutou pela restauração da imagem do Poder Judiciário. Além disso, citou ações como a racionalização das rotinas de trabalho, a isonomia salarial para os servidores da Capital e do Interior, maior segurança em todos os prédios da Justiça e a construção de quatro novos fóruns. “Muito foi feito e muito há ainda por se fazer”.
Gerardo Brígido se referiu ao desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, vice-presidente durante o biênio 2013/2015, como homem sereno, prudente e de retidão de caráter, que muito o auxiliou no exercício da Presidência. Também agradeceu ao desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, decano do TJCE. “Aos senhores desembargadores que me apoiaram, meu muito obrigado”.
Gerardo Brígido disse para a desembargadora Iracema do Vale não ver a Presidência nem com otimismo nem pessimismo, mas com realismo. Ele ressaltou a competência administrativa da magistrada, que foi procuradora-geral de Justiça e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. “Vossa Excelência é uma mulher prudente, decidida e determinada”.
Também foram empossados, nesta sexta-feira, os desembargadores Francisco de Assis Filgueira Mendes (vice-presidente) e Lincoln Araújo, que deixou a Vice-presidência para ocupar o cargo de corregedor-geral da Justiça. A solenidade foi prestigiada por autoridades, familiares e convidados, como o governador do Ceará, Camilo Santana; prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado José Albuquerque; os ministros Raul Araújo Filho e Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça; e o senador Tasso Jereissati.
O desembargador Gerardo Brígido assumiu a Presidência do Tribunal em 28 de janeiro de 2013.