Conteúdo da Notícia

Desembargadora Iracema do Vale é empossada  presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

Desembargadora Iracema do Vale é empossada presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Desembargadora Iracema do Vale é empossada presidente do Tribunal de Justiça do Ceará

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, na tarde desta sexta-feira (30/01), a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale no cargo de presidente do Judiciário estadual. Na mesma solenidade, os desembargadores Francisco de Assis Filgueira Mendes e Francisco Lincoln Araújo assumiram a Vice-presidência da Corte e a Corregedoria Geral da Justiça, respectivamente.

A solenidade foi conduzida pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido e contou com a presença de autoridades, além de amigos e familiares dos novos dirigentes. Na ocasião, o músico Waldonys tocou o hino nacional.

O desembargador disse que todo o Tribunal espera muito da nova presidente, que “saberá corresponder”. Ele também ressaltou as qualidades da magistrada. “Sei que Vossa Excelência é uma mulher prudente, decidida e determinada”. Em seguida, agradeceu ao desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, vice-presidente durante a gestão 2013/2015, que classificou como “homem sereno, prudente, temperado e vivido”.

POSSE
Durante pronunciamento de posse, a desembargadora Iracema do Vale destacou que sua administração estará “aberta ao diálogo e dentro do espírito da moralidade e impessoalidade”. Ela lembrou o período em que esteve à frente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), oportunidade em que comandou, junto com o desembargador Abelardo Benevides, vice-presidente da Corte Eleitoral, duas eleições gerais. “Fizemos com discrição e respeito às leis e normas do Tribunal Superior Eleitoral”.

A magistrada saudou os chefes dos poderes Executivo e Legislativo, esperando um relacionamento “respeitoso, autônomo e efetivo”. Também agradeceu aos amigos e familiares, sobretudo ao marido, João Soares Neto, aos filhos Paulo e Cláudio, e aos pais, já falecidos, Francisco Ferreira do Vale e Iracema Martins do Vale, pelo exemplo de vida.

AUTORIDADES
Compuseram a mesa de honra da solenidade o desembargador Luiz Gerado de Pontes Brígido, ex-presidente do TJCE; Camilo Santana, governador do Ceará; Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, vice-governadora do Estado; os ministros Cesar Asfor Rocha, Napoleão Nunes Maia e Raul Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça; conselheiro Luiz Moreira Gomes Júnior (representando o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Rodrigo Janot Monteiro Barros); deputado José Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; senador Inácio Arruda; senador Tasso Jereissati; general de Divisão Marco Antonio Freires Gomes, comandante da 10ª Região Militar; prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; procurador Geral de Justiça, Alfredo Ricardo de Holanda Machado; e presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro.

Entre as autoridades presentes estavam os ex-governadores Adauto Bezerra, Gonzaga Mota e Lúcio Alcântara; ministro Ubiratan Aguiar (ex-presidente do Tribunal de Contas da União); ministro do Superior Tribunal de Justiça, Vicente Leal de Araújo; desembargador Tarcísio Lima Verde Junior, presidente do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região; jurista Paulo Bonavides; reitores Jesualdo Farias (Universidade Federal do Ceará) e Fátima Veras (Universidade de Fortaleza); conselheiro Francisco Aguiar, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios; presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart; juiz Antonio Alves de Araújo; presidente da Associação Cearense de Magistrados; além de dirigentes de Tribunais Eleitorais de estados brasileiros; secretários estaduais; deputados estaduais; magistrados; advogados; e desembargadores aposentados.

TRANSMISSÃO DO CARGO DE CORREGEDOR
Na próxima segunda-feira (02/02), às 10h, o desembargador Francisco Sales Neto fará a transmissão do cargo de corregedor para o desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, novo corregedor-geral da Justiça para o biênio 2015/2017.