Conteúdo da Notícia

Des. Francisco Auricélio Pontes recebe homenagem durante sessão das Câmaras Cíveis Reunidas

Des. Francisco Auricélio Pontes recebe homenagem durante sessão das Câmaras Cíveis Reunidas

Ouvir: Des. Francisco Auricélio Pontes recebe homenagem durante sessão das Câmaras Cíveis Reunidas

O desembargador Francisco Auricélio Pontes, integrante da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participou, nesta terça-feira (17/12), de sua última sessão de julgamento das Câmaras Cíveis Reunidas. O magistrado, que se aposentará no próximo mês, foi homenageado pelos colegas desembargadores.

A sessão foi conduzida pelo desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, presidente das Câmaras Cíveis Reunidas, que enalteceu as qualidades do desembargador Auricélio. “Pelos relevantes serviços prestados e pelo seu companheirismo, nós não podíamos encerrar essa sessão sem fazer uma justa homenagem”.

O desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, presidente da 2ª Câmara Cível, citou o pensamento do escritor argentino Jorge Luis Borges: “nada aconteceu de extraordinário, porém algo muito grave aconteceu”. A partir dessa citação, comentou seu sentimento em relação à aposentadoria do colega. “Neste dia não vou dizer que algo extraordinário aconteceu, mas que algo grave aconteceu, porque o justo, o honesto, o íntegro, um homem, um cristão, um probo, deixa a toga para seguir a sua vida laica, mas conserva as suas virtudes.”

A desembargadora Vera Lúcia Correia Lima afirmou que a missão do desembargador Auricélio ainda não terminou. “Algo ainda o espera e com essa bagagem imensa, seguramente, será multiplicador no meio da sociedade”, disse a magistrada.

Agradecendo as homenagens, o desembargador Auricélio Pontes relembrou sua participação em órgãos da Justiça Estadual. “Nesse pouco tempo em que passei aqui, eu tive muitas oportunidades. Saio conhecendo o Judiciário desde as primeiras comarcas até aqui. Estou muito satisfeito”, afirmou.

PERFIL

Natural de Morada Nova e nascido em 19 de janeiro de 1944, Francisco Auricélio Pontes é filho de Francisco Chagas Pontes e Benilde Chagas Pontes. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1969.

Foi juiz titular das comarcas de Saboeiro, Pacatuba, Campos Sales, Icó e Limoeiro do Norte, atuando como juiz eleitoral em quatro dessas comarcas. Também foi titular da 13ª Vara de Família e da 118ª Zona Eleitoral de Fortaleza.

Em 26 de novembro de 2009, Francisco Auricélio Pontes foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará.