Conteúdo da Notícia

Des. Ernani Barreira é empossado no TJCE

Des. Ernani Barreira é empossado no TJCE

Ouvir: Des. Ernani Barreira é empossado no TJCE

?Agora, sob a invocação e a proteção de Deus, quero iniciar os meus passos na senda dessa seriíssima jornada, para a qual fui convocado pela confiança que em mim depositaram os venerandos juízes desta Corte de Justiça, e fazê-lo humildemente, certo da fungibilidade das coisas terrenas e ciente das graves advertências do Eclesiastes.? Estas palavras fizeram parte do discurso de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Ernani Barreira Porto, empossado na tarde desta quinta-feira, 29.
O desembargador garantiu também uma Justiça cada vez mais célere e efetiva. ?No areópago do Estado do Ceará, em que hoje sou empossado, não tergiversarei em cumprir meu dever, à exaustão de minhas forças, para o que estou certo de ser ajudado por todos, de modo que se colime o objetivo mais importante, que é garantir a todos o acesso à Justiça em prol de quem quer que esteja com seu direito lesado ou sob ameaça de lesão, nos precisos termos do que está esculpido na Constituição Federal.?
Pelo Tribunal de Justiça a desembargadora Maria Iracema do Vale Holanda destacou a sensibilidade humana do desembargador Ernani. ?É por todos conhecida a sua sensibilidade, razoabilidade e bom senso, instrumentos básicos para lidar com pessoas, dirigir com equilíbrio este Poder e saber estar entre as suas prioridades, dentre as múltiplas tarefas de seu cargo, o diálogo com os juízes dos 184 municípios cearenses.?
Também em discurso, a Procuradora Geral de Justiça, Socorro França e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará, Hélio Leitão elogiaram a administração do des. Fernando Ximenes e falaram de suas expectativas para esta nova gestão. ?A nova gestão edificará as bases de um Poder Judiciário cada vez mais próximo do cidadão.?
Na mesma solenidade, assumiram os desembargadores José Arísio Lopes da Costa (Vice-Presidência) e João Byron de Figueiredo Frota (Corregedoria-Geral da Justiça), além do juiz Francisco José Martins Câmara (diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua). Os três magistrados recebem os cargos nesta sexta-feira, dia 30.
Para as Comissões, tomaram posse os desembargadores Antônio Abelardo Benevides Moraes (Presidência da Comissão de Informática); Edite Bringel Olinda Alencar (Presidência da Comissão de Jurisprudência e Biblioteca); Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque (Presidência da Comissão de Regimento Interno e Assessoria Legislativa); e Francisco Sales Neto (Presidência da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado do Ceará ? Cejai).
Presentes a solenidade, o Governador do Estado, Cid Gomes; o Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Dep. Domingos Filho; a Procuradora Geral de Justiça, Socorro França; o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro César Asfor Rocha; a prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins; o presidente da Câmara de Vereadores, Salmito Filho; o presidente da OAB/CE, Hélio Leitão; entre outras autoridades e personalidades.