Conteúdo da Notícia

Curso preparatório capacita 276 pretendentes à adoção em 2019

Curso preparatório capacita 276 pretendentes à adoção em 2019

Ouvir: Curso preparatório capacita 276 pretendentes à adoção em 2019

O Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza concluiu o sexto Curso Preparatório Psicossocial e Jurídico para Pretendentes à Adoção em 2019, nessa quarta-feira (11/12). Essa edição ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua e contou com a participação de 44 pretendentes, entre casais e solteiros. Ao todo, 276 pessoas interessadas em adotar participaram do curso este ano.
A chefe do Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos de Fortaleza, Débora Melo da Silva, explica que as capacitações foram “de extrema importância para dar celeridade aos processos, já que são uma etapa obrigatória à habilitação no Sistema Nacional de Adoção (SNA)”. Ela informou ainda que o pretendente precisa passar por avaliação psicossocial, com entrevistas e visitas domiciliares.
O curso é realizado em dois momentos. No primeiro, são abordados os aspectos jurídico-legais. Já no segundo, são tratados os fatores psicossociais da adoção.
Segundo a pretendente Sâmia Regadas Monte, o treinamento ajudou a esclarecer as dúvidas sobre o processo de adoção. “Com isso, vai tirando nosso medo, porque tudo é muito novo, não só para a criança, mas para nós também”.
Já para Germano Leão, foi importante porque amadureceu a ideia de adotar. “Diante da importante decisão, que é ser pai, é preciso estar convicto do que se quer. É um vínculo afetivo que vai ser criado para a vida toda”.
Para participar, o pretendente deve ingressar no Setor de Cadastro de Fortaleza com o pedido de habilitação para adoção. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3278.3578.