Conteúdo da Notícia

Curso de Mediação e Conciliação prepara servidores da Justiça para atuar na Capital

Ouvir: Curso de Mediação e Conciliação prepara servidores da Justiça para atuar na Capital

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec/TJCE) iniciou, nesta segunda-feira (05/05), a segunda etapa do Curso de Mediação e Conciliação. A capacitação ocorre na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e é direcionada a servidores e terceirizados do Poder Judiciário que atuam na Capital.

O treinamento segue até o próximo dia 7. A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo, fez a abertura do curso, acompanhada pelo juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, coordenador do Nupemec. “O objetivo é fazer com que cada unidade judiciária tenha pelo menos uma pessoa responsável por mediação e conciliação, de forma a cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça”, disse a desembargadora. Ela informou que está sendo elaborado cronograma para a realização de treinamentos no Interior.

O curso é composto de três etapas. A primeira foi realizada em abril deste ano e consistiu em aulas a distância. Na fase presencial, que ocorre na Esmec, a programação inclui ética do conciliador e mediador, simulados e estudos de casos.

Em seguida, haverá seis meses de estágio supervisionado, quando o aluno deverá realizar dez sessões de conciliação e mediação.