Conteúdo da Notícia

Crianças acolhidas em instituições terão nesta sexta-feira dia de lazer na Casa José de Alencar

Crianças acolhidas em instituições terão nesta sexta-feira dia de lazer na Casa José de Alencar

Ouvir: Crianças acolhidas em instituições terão nesta sexta-feira dia de lazer na Casa José de Alencar

A Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promove, na manhã desta sexta-feira (20/10), um dia de lazer para crianças e adolescentes que vivem em acolhimento institucional. A ação ocorrerá na Casa José de Alencar, no bairro Messejana, em Fortaleza.
Serão oferecidos lanches, atividades de recreação e entrega de brinquedos, além de apresentações da banda “Bola de Sabão” e do grupo de teatro “Bila-Bilu”, com a peça “Monterices Lobatianas”. A iniciativa faz parte da sensibilização realizada durante outubro, em comemoração ao Dia da Criança (12).
Ainda como parte da ação, a Cejai promoveu, nos dias 6, 7 e 8 deste mês, no shopping Iguatemi, divulgação da campanha de apadrinhamento do Judiciário. Na ocasião, houve prestação de informações e serviços do Setor do Cadastro de Adoção, do projeto Anjos da Adoção, das Redes Acalanto e Adotiva, do Ministério Público e da Defensoria. Apresentações artísticas e culturais, além de exposição fizeram parte da iniciativa.
As ações estão sendo promovidas pela Cejai, que tem à frente a desembargadora Vilauba Fausto Lopes, em parceria com instituições que atuam na área da infância e juventude.
APADRINHAMENTO
Atualmente, em Fortaleza, existem 62 participantes no programa de apadrinhamento (afetivo, financeiro e prestação de serviço), regulamentado pela Resolução nº 13/2015, do Órgão Especial do TJCE, e sob a Coordenadoria de Processos Administrativos e Judiciais do Fórum Clóvis Beviláqua.
Afetivo
Incentiva a manutenção de vínculos, ampliando as oportunidades de convivência familiar e comunitária. O voluntário pode visitar o apadrinhado na unidade de acolhimento, levá-lo para passear, passar fins de semana, férias escolares (por período não superior a sete dias), entre outras ações.
Financeiro
A pessoa contribuiu economicamente para atender às necessidades do acolhido, sem criar necessariamente vínculos afetivos. Pode custear os estudos, atividades extracurriculares, tratamentos de saúde, além de presentear com livros, roupas e outros bens.
Prestação de serviço
É realizada por profissional liberal que poderá executar, junto às instituições de acolhimento, cursos direcionados ao público infantojuvenil, custear atividades diversas que garantam acesso à dignidade, além de colaborar com serviços inerentes às atividades de voluntário.
CEJAI/CE
A Cejai, vinculada à Presidência do Tribunal, é o órgão central em adoção e acolhimento. O objetivo é fornecer, ao pretendente estrangeiro, a habilitação que autoriza a adoção internacional no Estado. Tem como missão prevenir, controlar e fiscalizar os procedimentos para impedir o tráfico de crianças e de adolescentes, garantindo a cidadania plena do adotado no país onde terá domicílio.
SERVIÇO
Evento: Manhã de lazer para crianças acolhidas
Data: 20 de outubro, na Casa José de Alencar, no bairro Messejana, em Fortaleza.
Promoção: Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará