Conteúdo da Notícia

Creche do Judiciário traz novidades para o segundo semestre letivo

Creche do Judiciário traz novidades para o segundo semestre letivo

Ouvir: Creche do Judiciário traz novidades para o segundo semestre letivo

As aulas na Creche do Poder Judiciário do Ceará vão recomeçar na próxima terça-feira (1º/08), com novidades para as 114 crianças que estudam na instituição. Neste segundo semestre letivo elas vão contar com uma sala de artes equipada com cadeiras e mesas apropriadas, além de material para deixar fluir a imaginação. Na área externa, a casinha de bonecas foi reativada e o parquinho está com novos brinquedos.
Também foram reformados alguns espaços. A biblioteca conta agora teatro permanente de bonecos, para motivar a contação de histórias, e livros ao alcance dos alunos. Na brinquedoteca foi criado o cantinho da fantasia, onde as crianças podem virar o personagem preferido, há ainda um quadro para desenho livre, novos brinquedos e jogos de montar.
Já as professoras e auxiliares ganharam uma sala para planejamento das atividades. Elas também participaram de Curso de Formação Pedagógica que teve dois dias de duração. “Através da escuta ativa, percebemos que as professoras precisavam trabalhar algumas temáticas, e foi daí surgiu essa capacitação. Todos os temas foram abordados na teoria e na prática, com palestras e dinâmicas, sempre em cima das necessidades observadas em sala de aula e na rotina das crianças. Trabalhamos a motivação, a afetividade, a inclusão de crianças especiais, a questão do brincar”, explicou Priscilla Siqueira, coordenadora pedagógica.
Nesta quinta-feira (27/07), a psicopedagoga Priscila Austin Felix conduziu palestra sobre a importância da contação de histórias e da literatura para a formação de leitores. Também esteve à frente de oficina sobre “Brincar e Conhecer na Educação”. “Através do brincar, a criança consegue criar competências, trabalhar com a organização, estabelecer papéis sociais, desenvolver habilidades, percepção, discriminação visual, perceber uma série de fatores essenciais para a vida futura, como saber aguardar sua vez, além de ajudar a manutenção da saúde mental”, salientou.
PALESTRA
Já nessa quarta-feira (26/07), o servidor Nelson Nogueira, coordenador do Telejustiça, conduziu a palestra “Administrando Potenciais Humanos”. O psicólogo Felipe Wanderley abordou os “Primeiros passos em análise do comportamento: Princípios básicos e suas aplicações no tratamento de sujeitos com desenvolvimento atípico”. A programação contou ainda com a colaboração da fonoaudióloga do Poder Judiciário, Camila Beviláqua, que atua na Creche e tratou sobre educação e afeto.
“Trabalhamos com crianças muito pequenas e tudo precisa ser feito dentro do afeto, com amor. Somos responsáveis por acolher aquela criança que chega estressada de casa, a que tem necessidades especiais, para que consigamos colher as melhores respostas delas nas atividades”, disse Camila.
A professora Kilvia Façanha, do Infantil IV, elogiou o treinamento e está entusiasmada para o início das aulas. “Estou aqui há dez anos, mas o aprendizado é constante e com essa formação vou começar o segundo semestre renovada. Com relação às mudanças, o que mais me chamou atenção foi o espaço dedicado às artes. Antes a gente trabalhava em sala de aula e tinha medo de sujar outros materiais. Agora vai ser bem melhor para as crianças, que vão ficar mais tranquilas durante o processo criativo. Vai ser maravilhoso”, destacou.
Maria Francinete Benício, professora do Infantil V, tem mais de 15 anos na instituição e sabe o quanto é importante participar desses treinamentos. “Nós renovamos nossos conhecimentos, trocamos experiências, só temos a crescer. Tudo que vier de novo, para somar, é muito valioso”. Ela também espera com ansiedade o retorno das aulas. “São muitas novidades e tenho certeza de que as crianças vão adorar”, completou.