Conteúdo da Notícia

Conselho da OAB/CE quer criar o “Desembargador biônico”?

Ouvir: Conselho da OAB/CE quer criar o “Desembargador biônico”?

23.09.2010
Com relação à polêmica decisão do Conselho Estadual da OAB de não realizar consulta à categoria para a próxima vaga de desembargador, o que foi divulgao neste Blog, eis mais um comentário a respeito do tema.Parte do prfessor Eduardo Pragmácio Filho e tem título curioso. Confira:
O DESEMBARGADOR BIÔNICO
Espanto. Foi o sentimento que tive ao ler uma nota da atual Diretoria da OAB-CE, em jornal de grande circulação, noticiando que para a próxima vaga de advogado para compor o quinto constitucional não seriam feitas eleições diretas na classe. Na gestão passada do colega Hélio Leitão, já houve um avanço no sentido de se fazer a consulta a todos os advogados cearenses, iniciativa inédita, destarte. O próximo passo seria a escolha direta, sem ter que se passar pelo crivo do conselho seccional.
Com todo respeito aos colegas que estão na diretoria da Ordem, os argumentos de ?pressa? e da falta de urnas eletrônicas não se coadunam com os ares democráticos que sempre estiveram no órgão. Enquanto que não preenchida a vaga, o Tribunal de Justiça pode perfeitamente convocar magistrados. Se as urnas eletrônicas não estão disponíveis, as velhas urnas e cédulas podem ser usadas.
Nós advogados não podemos dar esse exemplo para a sociedade: em época de eleições majoritárias e pleno festejo cívico e democrático, a OAB-CE indicará um futuro ?Desembargador Biônico?.
* Eduardo Pragmácio Filho, advogado, OAB-CE 15.321.