Conteúdo da Notícia

Comitê do “Tempo de Justiça” realiza primeira reunião de 2018

Comitê do “Tempo de Justiça” realiza primeira reunião de 2018

Ouvir: Comitê do “Tempo de Justiça” realiza primeira reunião de 2018

O Comitê de Governança do “Tempo de Justiça” realizou, nesta terça-feira (23/01), a primeira reunião de 2018, quando foram definidas novas ações para o ano. O evento ocorreu no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e contou com representantes dos órgãos integrantes do programa, que tem como objetivo monitorar processos de homicídio, com autoria conhecida, ocorridos a partir de janeiro de 2017.
Durante a reunião, a desembargadora Adelineide Viana, que está à frente do programa na Justiça estadual, anunciou a realização da III Semana Estadual do Júri, marcada para o período de 18 a 22 de junho deste ano. De acordo com a magistrada, a mobilização em Fortaleza enfocará as ações penais que se enquadram no “Tempo de Justiça”.
Ainda no encontro, o coordenador de Tecnologia da Informação da Vice-Governadoria, Catulo Hansen, comunicou que começou a ser desenvolvida uma inteligência artificial que irá analisar todas as movimentações de processos anteriores e, a partir disso, fazer previsões para novas ações. A ferramenta indicará em que fases há probabilidade de ocorrer demora quando um novo processo for iniciado, facilitando a visualização do problema pelo Comitê, o que facilitará a busca por soluções.
Também houve o acompanhamento e monitoramento mensal dos processos que fazem parte do programa além da definição de novos encaminhamentos.
O “Tempo de Justiça” (parceria entre Vice-Governadoria do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria da Segurança Pública) é uma ação do “Pacto por um Ceará Pacífico”, conjunto de medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado e disseminar a cultura de paz na sociedade.